Pular para o conteúdo principal

CALVICIE MASCULINA E FEMININA TEM JEITO?

heloisa hofmeister + setembro 30th, 2011
Calvície ou Alopecia Androgenética é a diminuição de cabelos geneticamente determinada e hereditária. Pode ocorrer em homens e mulheres, pode ser discreta ou mais evidente. Nos homens, pode fazer áreas sem cabelos no alto da cabeça. Nas mulheres em geral é uma diminuição difusa, que pode nas piores situações deixar transparecer a pele do couro [...]


Calvície ou Alopecia Androgenética é a diminuição de cabelos geneticamente determinada e hereditária. Pode ocorrer em homens e mulheres, pode ser discreta ou mais evidente. Nos homens, pode fazer áreas sem cabelos no alto da cabeça. Nas mulheres em geral é uma diminuição difusa, que pode nas piores situações deixar transparecer a pele do couro cabeludo sob os cabelos. Estima-se que, em maior ou menor grau, atinge cerca de 80% das pessoas. Quase todas as pessoas. Para as mulheres, basta perguntar às amigas e conhecidas: Você percebeu alguma diferença na espessura do rabo de cavalo dos 20 anos e dos 50 anos? Pois é! Quase sempre a resposta é sim. E para menos.
A calvície não tem relação direta com queda de cabelos. A queda de cabelos aumentada não leva à calvície. A calvície é a diminuição do diâmetro do fio do cabelo, que é progressiva, ou seja, vai afinando e diminuindo seu tamanho até que vira penugem e some no couro cabeludo. Nascemos com penugem, que vira cabelo (pelo terminal) e depois vai voltando a ser penugem. É comum o cabeleireiro dizer. ¨Veja como você está cheio de cabelinhos novos¨. Pois em geral é o contrário: são os que estão involuindo.
Como é genética e não podemos mudar a genética (pelo menos até agora), não tem cura. Ok? Ok! Mas tem o que se possa fazer. Em muitos casos, se consegue parar o processo ou até revertê-lo. Pois já se sabe, e há tempos, que a alteração que leva à calvície é associada a uma enzima que se encontra no couro cabeludo, que, em última análise, faz com que os hormônios masculinos da pele (atenção: os que estão na pele), ¨dêem o comando¨ para tal involução do fio. Pois há formas seguras de se inibir esta enzima, que se chama ¨5-alfa-redutase¨. E há cada vez mais recursos terapêuticos, tanto locais, externos, como internos, por via oral, que podem reverter o processo e diminuir a involução do fio em um número expressivo de casos. Muito bom!
Claro, quando a resposta aos tratamentos é positiva, estes tratamentos precisam ser continuados indefinidamente, pois é como se estivéssemos ¨enganando a genética¨. A interrupção do tratamento provoca o retorno do processo de calvície. É uma rotina nova a ser adotada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN