A IMPORTÂNCIA DA MARINHA NA DEFESA DE NOSSO MAR.

Equivalente à metade do território nacional, a chamada Amazônia Azul, no Oceano Atlântico, tem enorme importância estratégica e econômica


Fragata Niterói diante de navio-plataforma da Petrobras, na Bacia de Santos: 
pré-sal é desafio estratégico e de defesa (Foto: Marinha do Brasil)

O Brasil é o quinto maior país do mundo em área. É grande, enorme mesmo, se comparado à maioria dos demais países. Já foi chamado de “gigante adormecido” e, volta e meia, se ouve a expressão “nação de dimensões continentais”. Mas, caso seja atendido o pleito do Brasil junto à Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), poderemos ampliar nossos espaços marítimos nacionais dos atuais 963 mil quilômetros quadrados para incríveis 4,5 milhões de quilômetros quadrados.
Isso equivale à metade da extensão territorial, virtualmente uma nova Amazônia. Só que no mar. Uma “Amazônia Azul”, apelido dado pela Marinha como forma de alertar a sociedade para a importância, não só estratégica, mas também econômica, dessa vastidão diante de nossa costa.
Feita em 2004 (portanto, três anos antes da descoberta das reservas do pré-sal), a reivindicação do país junto à CNUDM — ratificada por 156 países — busca estender os limites de nossa zona econômica exclusiva marítima, das atuais 200 milhas náuticas (370 km) para 350 milhas (640 km). Oito países já reivindicaram o mesmo direito, entre eles a Rússia.
A descoberta do pré-sal, em 2007, conferiu importância ainda maior ao Atlântico Sul, em razão do que pode representar para a economia mundial. O engenheiro Simon Rosental, professor da Escola Superior de Guerra, explicou que as Nações Unidas já outorgaram ao Brasil o direito de utilização na zona exclusiva de 200 milhas, inclusive o que vem abaixo: a profundidade, o solo e o subsolo marinho. E, mais além, dentro da plataforma continental — mas fora deste limite —, boa parte também já foi outorgada ao Brasil (veja infográfico abaixo).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN