O FRIO,PEDE BEBIDAS QUENTES.ALÉM DO CAFÉ,VOCÊ PODE OPTAR POR ESTAS......

CAPUCCINO
- Valor nutricional
O capuccino é o café acrescido de leite. Contem basicamente as mesmas propriedades do cafezinho puro, mas alguns pesquisadores  acreditam que o leite poderia bloquear a ação dos antioxidantes presentes café. Por outro lado, o leite fornece cálcio e proteína, o que ajuda a enriquecer a bebida.
- O lado bom
Para quem tem irritação gástrica ao tomar o café puro, o leite ajuda a minimizar a acidez.
- O lado ruim
Para quem tem intolerancia a lactose, a melhor opção é esquecer o capuccino e dar preferência ao café puro.
- Melhor horário para consumir
Da mesma forma que o café puro, o capuccino deve ser intercalado durante as refeições do dia. Por ser mais encorpado, ele vai muito bem na hora do lanche pois ajuda a dar saciedade.  Pode ser tomado ao acordar, no meio da manhã e no meio da tarde. O seu consumo a noite pode interferir na qualidade do sono.

CHÁ
- Valor nutricional
Indiscutivelmente saudável por possuir propriedades antioxidantes e anticancerígenas –  isso se deve ao seu alto teor de flavanóides e catequinas (substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores), além de a Camelia Sinensis, planta de cujas folhas é preparado o chá, também ser rica em substâncias estimulantes do sistema nervoso central (cafeína e teína). Tanto o chá preto como o verde e o branco vem da mesma planta, e suas propriedades são semelhantes. Duas a três xícaras por dia são suficientes para se obter o seu efeito antioxidante, estimulante e emagrecedor.
- O lado bom
Assim como o café, o chá tem um efeito estimulante que ajuda na atividade física. Seu efeito é mais usave do que o do café. Tem ação digestiva se tomado após as refeições. Acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal.
- O lado ruim
O excesso de chá deve ser evitado  pois a planta é rica em fluor, um mineral que pode interferir negativamente na absorção de cálcio pelo organismo. O consumo excessivo também pode provocar irritabilidade, agitação e aumento da pressão arterial.
- Melhor horário para consumir
O chá é muito versátil e pode ser consumido ao acordar para ajudar na energia matinal, no meio da manhã ou da tarde para espantar a fome e aumentar o pique, após às refeições para ajudar na digestão, antes da atividade física para melhorar a performance. Seu consumo ao deitar não é recomendado, pois devido ao seu teor de substâncias estimulantes (xantinas) pode interferir no sono das pessoas mais sensíveis.

CHOCOLATE
- Valor nutricional
A fava de cacau é composta de gorduras (ácido esteárico, ácido palmítico, ácido oleico, ácido linoleico), carboidratos (simples e complexos), alguma proteína, vitaminas (pequenas quantidades de A, E, B1, B6 e ácido fólico), minerais (potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, manganês, zinco, cobre), aminoácidos (triptofano, precursor de serotonina), fibras (solúveis e insolúveis), xantinas (cafeína, teobromina) e fitonutrientes antioxidantes. Um verdadeiro tesouro nutricional.
- O lado bom
Os antioxidantes presentes no chocolate (cacau) ajudam a regular o aparelho circulatório, permitindo uma maior nutrição dos tecidos corporais e uma melhora na irrigação do cérebro, mantem o coração saudável, previnem a ocorrencia de coágulos sanguineos (trombose), reduzem a pressão arterial, e protegem contra a oxidação do colesterol LDL, o colesterol ruim. Também ajudam o sistema imunológico aumentando a nossa resistencia contra doenças e reduzem a inflamação.
- O lado ruim
Calorias, muitas calorias. Uma xícara de chocolate quente  é preparada com 1 colher de sopa bem cheia de cacau (20 gramas com quase 100 calorias – na versão sem açúcar), mais o leite, o que pode dar um valor calórico astronomico e proibitivo para quem está querendo controlar o peso. Se consumido em excesso pode causar enjôo e diarréia, além de engordar.
- Melhor horário para consumir e por quê.
O ideal é limitar o consumo a uma xícara por dia. Pela manhã ou no meio da tarde, ou antes da atividade física para aquele pique extra.

RECEITA GOSTOSA
Uma receita básica e super simples seria acrescentar ao chá pronto, ainda quente:
Uma rodela de limão, ou laranja, ou gengibre.
O sabor fica bem interessante.
O ideal é não adoçar, mas pode ser usada 1 colher de chá de mel.
Outra opção interessante é acrescentar:
1 colher de chá de passas
O chá fica doce, e as passas são fonte de mais antioxidantes (resveratrol), além de fornecer cromo, um mineral ligado a manutenção de massa muscular e essencial para quem corre e sua muito – o cromo é eliminado junto com o suór
autora Dra Tamara Nazaraki.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN