QUAL A DIFERENÇA ENTRE FARINHA BRANCA E A INTEGRAL?



Qual a diferença entre a farinha de trigo branca e a integral?


fontewwwviapaxbio.com

As farinhas possuem valores calóricos e de carboidratos semelhantes, a diferença essencial são as famosas fibras.

Enquanto na farinha branca (também chamada refinada) os grãos de trigo são moídos para que fiquem bem fininhos, na farinha integral os grãos são parcialmente preservados, formando uma farinha um pouco mais grossa.  Quanto mais refinada a farinha de trigo, menos fibras ela tem e vice-versa.

As fibras fazem com que os alimentos à base de farinha integral fiquem mais consistentes, exigindo uma mastigação mais lenta e saciando a fome com doses menores de comida. Por este motivo, a farinha integral é a preferida dos consumidores que desejam perder peso, controlar o diabetes e a hipertensão, melhorar o trânsito intestinal – prevenindo o câncer – ou simplesmente, adotar novos hábitos alimentares.

As quantidades de fibras, cálcio, ferro, sódio, potássio, fósforo, tiamina e riboflavina são muito mais significativas na farinha integral do que na branca, porém, os grãos possuem um componente chamado fitato que, ao ser ingerido em doses excessivas, impede a absorção completa dos sais minerais presentes em outros alimentos.

Crianças, gestantes e mulheres na menopausa precisam de muito cálcio e a ausência do fitato acaba sendo uma vantagem da farinha branca. O baixo teor de fibras também torna a digestão dos alimentos com farinha branca mais rápida, fator muito útil para esportistas que precisam se alimentar antes dos exercícios ou de competições.

A escolha entre a farinha branca e a farinha integral na alimentação vai depender das condições físicas e da faixa etária da pessoa, mas deve sempre ser orientada por um profissional de saúde. O mais comum é que as dosagens exclusivas sejam moderadas para os dois tipos e há também quem prefira usar as farinhas ao mesmo tempo em suas receitas.

Lembramos que as farinhas branca e integral da VPB são orgânicas – livres de conservantes e corantes.

Indicação de uso

Farinha de Trigo Branca Orgânica
Massas leves e delicadas, como pão de ló, massas folhadas, pão francês, biscoitos glaçados, bolos confeitados, macarrão, pizzas e tortas.

Farinha de Trigo Integral Orgânica
Massas mais consistentes, como pão integral e de centeio, bolos
 cereais, biscoitos sem recheios, macarrão, pizzas e tortas.

 de frutas e

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN