Pular para o conteúdo principal

HOJE SE COMEMORA O DIA DA VACINA BCG

Dia 1° de julho comemora-se a criação da vacina BCG

O calendário de vacinação infantil deve ser seguido e controlado  Foto: Getty Images
O calendário de vacinação infantil deve ser seguido e controlado
Foto: Getty Images
A criação da vacina BCG (sigla de bacilo de Calmette-Guérin), contra tuberculose, é comemorada no dia 1° de julho. Os cientistas franceses Albert Calmette e Camille Guérin começaram a trabalhar no produto em 1908 e o finalizaram em 1921, 13 anos depois.

» Confira o calendário completo de vacinação 
» Veja se você está em dia com as vacinas 
» vc repórter: mande fotos
e notícias 
» Chat: tecle sobre o assunto 
No Brasil, a vacinação com a BCG intradérmica iniciou-se em 1968. Antes, porém, desde a década de 1920, começou-se a aplicação de forma oral. O calendário básico da criança indica dose única logo após o nascimento, mas recomenda-se o reforço da vacina por volta dos seis anos.

A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch. A transmissão acontece quando a pessoa fala, tosse ou espirra. Entre os sintomas mais comuns estão tosse crônica, febre, perda de peso e apetite, dor no tórax e cansaço.

O tratamento leva cerca de seis meses. A dificuldade é que, antes do seu fim, algumas pessoas o abandonam, mas continuam com o problema.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, um terço da população mundial está infectada pelo bacilo. "No Brasil, ocorrem cerca de 100 mil casos novos de tuberculose anualmente, o que significa um milhão em uma década."

Especial para Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN