DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO MAIS CONSCIENTE E MAIS LEVE

 

Como ter uma alimentação consciente e mais leve?preparamos 5 dicas para você que quer ter uma alimentação mais leve e consciente. Veja quais são elas:

alimentação consciente - bryan

1. Esteja presente no momento da refeição

A primeira dica toca muito em uma situação que é cada vez mais comum na rotina das pessoas: a falta de presença no momento de comer. Afinal, se tornou um hábito fazer outras atividades ou pensar em outras coisas enquanto comemos.

Pare e pense: quantas vezes você já não comeu conversando sem parar, assistindo TV ou mexendo no celular? Pode parecer bobagem, mas estar presente no momento da refeição é muito importante para absorver tudo o que o alimento tem de bom para oferecer. Somente quando prestamos atenção e nos conectamos com a comida somos capazes de identificar as nossas escolhas e observar se estamos satisfeitos com isso.

2. Mastigue devagar

Comer devagar é uma das práticas mais importantes do Slow Food, um movimento que preza pelo ritmo saudável em todas as etapas da alimentação. Mas sabemos que essa ainda é uma realidade distante para muitas pessoas. Se você também sofre para lidar com o tempo, mas mesmo assim deseja estreitar a sua relação com a sua alimentação, nós temos uma dica para você: comece escolhendo apenas uma refeição para dedicar mais tempo.

Busque um momento para você mastigar com calma e realmente sentir os sabores dos ingredientes do seu prato, sem preocupações externas. O simples ato de comer devagar vai te ajudar a aguçar o seu paladar, aumentar a sensação de saciedade e fortalecer a sua conexão com os alimentos. Desfrute!

3. Experimente coisas novas

Outro ponto importante está na adesão daquilo que é novo nesse mundo da alimentação. Seja por costume ou facilidade, acabamos repetindo com uma certa frequência o ato de nos alimentarmos sempre das mesmas coisas. Isso chega a um ponto em que acaba virando um ciclo.

Então, abra a cabeça para novos alimentos e vertentes culinárias entrarem na sua vida, e aproveite para entender o benefício de cada uma delas. Dessa forma, é possível criar novas variedades e nutrir todas os aspectos que precisamos para viver com qualidade.

4. Coloque uma boa intenção

Muitas vezes acabamos ligando o modo automático quando estamos comendo e o propósito daquela refeição se torna um tanto quanto vazio, limitando aquele momento apenas para saciar a fome.

Uma forma de evitar isso é se você, antes de comer, colocar uma boa intenção para aquela refeição. Pode ser algo simples, como desejar ter um bom dia, ou até algo mais específico, como desejar que um compromisso futuro tenha um bom desfecho. Essa prática transforma a refeição num poderoso momento de alinhamento interno e de manifestação dos nossos objetivos no momento presente.

5. Agradeça

Comer sem nenhum outro propósito além de saciar a fome não é a única forma de desperdiçar o poder das nossas refeições. Nós também fazemos isso quando comemos sem reconhecer e agradecer pelos alimentos que nos nutrem e pela forma como foram gerados. Lembre-se que se alimentar é trazer nutrição e vitalidade para todos os lados da vida. Então, aproveite para agradecer a todas as mãos que passaram pelos alimentos até chegarem a sua mesa. Ao fazer isso, você também irá nutrir toda essa cadeia de pessoas. Reconheça também a importância da terra, da água e do sol. Eles geraram e nutriram os alimentos da forma que são. Aproveite esse momento para honrar os alimentos que são orgânicos e produzidos por pequenos agricultores. Use essa prática para também se conectar com a natureza e agradecer pelo papel fundamental que ela exerce em nossa alimentação.

Deu para notar que a relação com os alimentos pode nos ajudar muito a ter uma vida melhor, certo? Então, não perca tempo e comece de alguma maneira a praticar essa nova forma de se relacionar com a alimentação na sua vida.

PIRACANGA.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN

CONCURSOS QUE ROLAM PELO BRASIL,ABRINDO INSCRIÇÕES