Pular para o conteúdo principal

AFINAL LAMPIÃO FOI HEROI OU VILÃO?

Lampião e Maria Bonita são personagens que já estão no imaginário dos brasileiros. Todo mundo já estudou na escola pelo menos um pouco a respeito de Virgulino Ferreira da Silva, o rei do cangaço.
Apesar disso, uma dúvida muito frequente para as pessoas é se o Lampião era um herói ou um bandido.
Para que você chegue a conclusão se ele era uma pessoa boa ou má, precisamos voltar na história. Quando pequeno, Lampião era conhecido por fazer muita baderna nas ruas de Serra Talhada, município de Pernambuco. Seus primeiros crimes aconteceram quando ele ainda era novo, ao se associar com cangaceiros conhecidos, como Sebastião Pereira.
O cangaço surgiu na transição do século 19 para o 20, na primeira década da República, e ficou conhecido por ações muito violentas, como assalto a fazendas, roubos de armazéns, etc. Essas pessoas não tinham moradia fixa e eram contratadas por mercenários, para que fizessem os serviços sujos para os coronéis. Pelo fato de conhecerem muito bem a mata, era muito difícil que as autoridades conseguissem prender esses indivíduos.
Lá por 1915 o Lampião (que ainda era Virgulino nessa época) acusou um empregado do seu vizinho (José Saturino) de roubar animais da sua propriedade. Isso fez com que as duas famílias se tornassem muito rivais. Poucos anos depois, Lampião e seu irmão se tornaram bandidos começaram a matar gados alheios. Isso fez com que eles fossem perseguidos pela polícia e precisassem fugir da fazenda onde moravam. Por conta de toda essa confusão, a mãe e o pai dos dois morreram.
l4
Por causa da morte dos pais, Lampião jurou vingança e começou a atacar diversas fazendas, com ajuda dos seus irmãos, primos e conhecidos. Quem os tratava bem, era bem tratado. Já os que tinham a coragem de desprezar o bando, precisavam encarar a fúria deles (e por fúria você pode entender estupros coletivos, matança de animais, tortura, etc). Achou pouco?! Teve uma vez que Lampião matou um dos seus próprios homens, mas antes disso fez com que ele comesse um quilo de sal. Depois disso, o assassinou na frente da esposa, cortando orelhas e língua e depois arrancando os olhos. Ui!
Captura de Tela 2015-07-07 às 08.49.09
Punhal usado por Lampião
Em 1926, o governo decidiu se aliar ao cangaceiro fornecendo fardas e fuzis automáticos, para que ele ajudasse a combater a Coluna Prestes. Lampião aceitou o desafio, mas para isso queria anistia dos seus crimes, além de receber documento de livre acesso entre os estados e ser nomeado Capitão.
A fama de Lampião se dá principalmente pela literatura de cordel, que elevava a sua reputação a de herói de um local repleto de seca, miséria, fome e injustiças.
A resposta se ele foi uma pessoa boa ou má depende muito da interpretação de cada um. Vale lembrar que Lampião viveu numa época de extrema miséria e dificuldades, e que, de certa forma, os seus crimes eram um escape de toda essa situação. Apesar disso, esses motivos de fato justificam tanta crueldade?
A minha resposta pessoa é a de que não. E a sua, leitor, qual é?!
mundopoket.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN