O QUE É JEJUM INTERMITENTE?

Jejum Intermitente: O que saber antes de começar a fazer dieta



Foto: Pxhere

Jejum Intermitente – O que é?

De acordo com o website MinhaVida “Jejum intermitente é um método de emagrecimentoque visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação.”
“O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda.”
Ou seja, como o primeiro nome mostra o jejum – é quando você priva seu corpo de alimentos, sejam eles pré-escolhidos ou não.
Ou mesmo privar seu organismo de algumas refeições ao longo do dia.
No entanto, o jejum intermitente é quando ficamos longos períodos sem comer, mas ao contrário do que muita gente pode pensar isso não faz mal ao organismo, claro que se for feito da maneira correta.

Como fazer o Jejum Intermitente?

O Dr. Rodolfo Aurélio com seu programa chamado “Dieta 21 Dias” fala brevemente sobre o Jejum Intermitente e de acordo com ele é um padrão alimentar onde a pessoa irá alternar períodos de alimentação e jejum.
Dr. Rodolfo recomenda que a pessoa inicie fazendo o jejum ficando 16 horas em jejum e se alimentando por 8 horas depoiS
Você pode ficar sem se alimentar por cerca de 14 as 16 horas, e depois nas 8 horas seguintes você é livre para se alimentar, mas claro, conforme a sua dieta.
O Jejum Intermitente chegou para ajudar a desmitificar a ideia de que é preciso comer de 3 em 3 horas.

Quais os benefícios?

Para entender os benefícios de se fazer um jejum intermitente é necessário saber como funcionam as fases do corpo em que a alimentação é processada.
Quando nos alimentamos o organismo passa a dar um destino para a energia absorvida em forma de glicose.
Dessa forma, ele ativa o hormônio insulina, que é o responsável por colocar o açúcar para dentro das células.
É por isso que é importante diminuir o consumo de carboidratos, porque a energia que não é usada pelas células é armazenada pela insulina e se transforma em gordura.  (Carboidratos: Saiba quanto comer para emagrecer)
Depois de certo tempo, se não colocarmos mais alimento no corpo esse será obrigado a usar as reservas, no entanto, ao fazer uso correto do jejum intermitente o organismo vai usar as reservas de gordura para fornecer energia e nutrientes ao corpo.
Um dos pontos interessantes do jejum é que ele evita grandes picos de insulina o que pode prevenir a resistência à insulina.

O Jejum Intermitente oferece algum risco?

Diante dos diversos estudos que têm sido feito acerca dos benefícios e malefícios do jejum intermitente, pouco foi comprovado acerca de este oferecer algum risco à saúde humana, isso é claro, quando a pessoa pratica o jejum intermitente da forma correta.
A restrição de alimentos pode acabar gerando uma certa compulsão, portanto, a pessoa que for iniciar uma dieta junto do jejum intermitente tem de se certificar de se alimentar corretamente no período que for para se alimentar.
Dessa forma, a pessoa irá acostumar o organismo à dieta de restrição e não irá ter sua saúde prejudicada.

Cardápio e Dicas

O site MundoBoaForma fez um cardápio prévio que você pode usar como base na sua primeira semana de jejum intermitente, após isso o melhor a se fazer é procurar um nutricionista e pedir que ele monte um cardápio específico para o seu objetivo.

Sugestão de cardápio para o dia 1:


– 1 copo de leite desnatado (80 calorias)
– 1 fatia de pão integral (70 calorias) –
– 1 colher (café) de manteiga (33 calorias)
Jantar (20h) – 
– Frango salteado com legumes e uma tangerina (306 calorias)
Total de calorias: 496

Sugestão de cardápio para o dia 2:

Pequeno almoço (8h)
– Maçã fatiada, manga e um ovo cozido (223 calorias)
Jantar (20h)
– Salada de atum, feijão e alho
– Molho: alho esmagado, raspa e sumo de limão e vinagre de vinho branco (267 calorias)
Total de calorias: 490

Quando fizer o jejum intermitente você terá alguns dias na semana os quais poderá comer basicamente o que quiser, mas lembre-se de que assim como em qualquer dieta, exageros não são boa coisa, portanto, coma o que quiser, mas sem exagerar demais na quantidade.
O Jejum Intermitente vai parecer algo muito difícil nos 3 primeiros dias, no entanto, após esse período seu corpo se acostuma com essa prática e você irá começar a notar os benefícios do jejum intermitente, bem como poderá fazê-lo sem sentir tanta fome no período.
SITE DE BELEZA EMODA.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN