intuição feminina existe mesmo?
Intuição Feminina ou o Sexto Sentido
Pressentimento, sensação, sexto sentido, o nome não importa, pois todos os sinônimos referem-se a mesma coisa: a intuição, ou seja, a percepção de que toda mulher tem e ninguém sabe de onde vem. Um som, uma voz, um eco interior… E isso não tem absolutamente nada de sobrenatural! A ciência explica por que esse recurso está intimamente relacionado com o adjetivo “feminino”. Quer entender esse fenômeno?
Todos nós temos os tradicionais cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), a intuição seria uma sexta forma de “sentir” alguma coisa. Na verdade, é a integração dos cinco, os estados internos do organismo e da mente racional, todos voltados para nos dar informações valiosas. E assim, crucial para a intuição ser uma característica feminina ainda tem um nome e apelido: corpo caloso.
A ligação entre os dois hemisférios do cérebro é composta por uma ponte chamada “corpo caloso”. Cientistas de vários países descobriram que, nas mulheres, o tráfego de impulsos nervosos através deste canal é maior.
A intuição é, portanto, uma capacidade do cérebro de cruzar as informações dos dois hemisférios: o esquerdo, que é racional, e o direito, emocional. Se alguém te aborda e você sente uma pontada no coração, porque imagina uma má notícia, e se você prepara para iniciar um sentimento de angústia mental com a informação, você pode “saber” que a notícia tem a ver com a saúde de um membro de sua família, por exemplo.
Mas todos nós somos dotados de intuição? Alguns dizem que os homens e as mulheres nascem intuitivos, mas não existe qualquer evidência disso. No entanto, as pessoas mais sensíveis podem desenvolver melhor esse dom. De acordo com os neurologistas, as meninas são mais emocionais e talvez por essa razão, tornam-se mais intuitivas (quando se tornam mulheres), que os homens que são mais racionais.
Então esse é o segredo das mulheres! Somos mais sensíveis, ágeis, receptivas, empáticas (pessoas que tem facilidade de se colocar no lugar do outro) e emocionais do que os homens. Portanto, somos mais suscetíveis a essa comunicação. As atitudes diárias mostram que as mulheres têm maior acesso à capacidade integradora do cérebro que conduz à percepção de eventos futuros. Capacidade cerebral integradora significa simplesmente a qualidade de ser capaz de lidar com múltiplas áreas do funcionamento do cérebro e integrá-las em uma experiência única.
As mulheres captam o estado emocional de uma pessoa com mais facilidade do que os homens. Isso faz com que sejam capazes de perceber detalhes ao ler e interpretar os gestos, sinais corporais e imagens.
Além disso, podem analisar rapidamente sua coerência e correlacionar estes dados, tendo em conta o contexto. E tudo ao mesmo tempo! Entre um e outro sinal, as mulheres unem os circuitos cerebrais que detectam possibilidades que nem elas podem imaginar. Uma boa parte das mulheres pode integrar os circuitos cerebrais que detectam a possibilidade de que um de seus filhos que moram longe pode estar necessitando dela em algum momento. Este é o mecanismo de intuição.
Também é bom notar que as percepções surgem apenas quando desejamos o racional em segundo plano. Não tem por que desaparecer, precisa apenas dar algum espaço para a emoção. Só o cérebro pode integrar razão e emoção no mesmo plano e em doses apropriadas para a intuição. A razão, por si só fecha as portas para o que ainda não aconteceu, todavia a emoção por si só é como um rádio sem bateria, nada se escuta. Por isso a intuição precisa de ambas.
O melhor é ter sensibilidade para escutar esses ecos e prestar atenção aos insights. Isso pode poupar um aborrecimento por não seguir sua “voz interior”. Lembre-se que ela pode mudar uma vida. E então você está pronta para ouvi-la?
mulheresdicas.com
Comentários
Postar um comentário