FATOS SURPREENDENTES SOBRE O CORAÇÃO HUMANO.


O coração humano é, talvez, um dos maiores milagres de engenharia do mundo. Ele trabalha sem descanso durante todos os anos da nossa existência para bombear a vida através do nosso corpo. Desde tempos remotos, temos expressado nossa admiração por este espantoso órgão que nos mantém vivos e bem. Nosso coração é nosso maior protetor e, ao mesmo tempo, a brecha na nossa armadura, pois é também a maior causa de óbitos em muitos países, especialmente, os desenvolvidos.

 
Aqui estão 25 fatos que talvez você desconheça sobre o seu incrível coração:
 
Todos os dias da sua vida o seu coração cria energia suficiente para impulsionar um caminhão por 32 quilômetros.
 
Por toda a sua vida, essa energia seria suficiente para conduzir aquele caminhão à lua, ida e volta.
 
Seu coração bombeia sangue para quase todas as células. Um feito impressionante, considerando-se que existem cerca de 75 trilhões delas.
 
Apenas as nossas córneas não recebem suprimento de sangue.
 
De todos os nossos músculos, o coração é o que faz o maior trabalho físico.
 
Durante um período de vida normal, o coração bombeará cerca de 1.5 milhões de barris de sangue - o suficiente para encher quase 200 vagões-tanque em um trem.
 
O primeiro coração - um minúsculo grupo de células - começa a bater já na quarta semana de gestação.
 
O maior coração do planeta pertence à baleia azul, e pesa 680 quilos.
 
Pesquisas indicam uma interessante conexão entre educação e doenças cardíacas. Mais educação = menos doenças cardíacas.
 
Entretanto, problemas cardíacos ainda são a maior ameaça à sua saúde.
 
Esse fato foi comprovado até mesmo em múmias de 3 mil anos de idade.
 
Algumas coisas que mantêm seu coração saudável: ausência de estresse, exercícios, felicidade e uma dieta saudável!
 
De todos os dias do ano, o Dia de Natal é aquele em que ocorrem a maioria dos ataques cardíacos, seguido por 26 de dezembro e Ano Novo.
 
Quando é que ocorre a maioria dos ataques cardíacos? Segundas-feiras pela manhã.
 
O tamanho de uma válvula cardíaca é mais ou menos o de uma moeda de 50 centavos dos Estados Unidos (30mm de diâmetro).
 
Os primeiros marca-passos tinham que ser conectados a uma tomada na parede. Desnecessário dizer que os pacientes não podiam caminhar muito.
 
O coração é altamente resiliente, e, desde que tenha oxigênio, pode continuar a bater mesmo depois de separado do corpo.
 
A primeira cateterização cardíaca foi realizada em 1929 pelo cirurgião alemão Wener Forssmann, que colocou o cateter na veia do seu próprio braço e examinou seu próprio coração.
 
O primeiro transplante cardíaco bem-sucedido foi executado em 1967 pelo Dr. Christiaan Barnard, da África do Sul. O paciente viveu por apenas 18 dias, mas o procedimento foi um marco nas descobertas médicas.
 
Se você apertar uma bola de tênis com toda a sua força, perceberá o árdua trabalho do coração para bombear sangue, todos os segundos, todos os dias.
 
Normalmente, o coração das mulheres bate mais rápido do que o dos homens.

25 curiosidades sobre o coração humanoUma gargalhada traz admiráveis benefícios ao seu coração. Ela pode mesmo enviar 20% a mais de sangue para circular no nosso corpo, pois relaxa as paredes dos vasos sanguíneos.
 
Por que o coração se tornou o símbolo do amor? Talvez seja porque os povos antigos acreditavam que o coração era o centro da nossa alma e nossas emoções. Alguns historiadores acreditam que tudo começou com a cultura grega.
 
Pode-se realmente morrer de coração partido. Depois de sofrer uma perda terrível ou passar por um evento traumático, o corpo libera hormônios de estresse na corrente sanguínea que podem, temporariamente, imitar os sintomas de um ataque cardíaco e causar, de fato, a falência do coração.
 
Um recente estudo feito na Suécia revelou que, quando um coro canta, algo admirável acontece: o ritmo das batidas do coração dos componentes fica sincronizado!
 
Fonte: Ricardo L.TUDOPOREMAIL.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN

CONCURSOS QUE ROLAM PELO BRASIL,ABRINDO INSCRIÇÕES