PEIXES LUTADORES.
Os Coloridos Peixes Lutadores Siameses
Os Coloridos Peixes Lutadores Siameses
Os peixes lutadores siameses, também conhecidos como Betta, apresentam cores vivas e brilhantes e vivem em água doce. Originariamente, eles vêm das plantações de arroz da Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã. Quando são adequadamente mantidos e alimentados em cativeiro, podem alcançar entre dois e quatro anos de vida. Em raros casos, podem viver até dez anos.
|
Esses peixes têm sido capturados e colocados em cativeiro pelos humanos desde o século 18, principalmente devido ao seu alto grau de agressividade, que os transforma em objetos de disputas: dois peixes machos são colocados num aquário para lutar um contra o outro e são feitas apostas sobre qual deles irá vencer. Como resultado, um dos peixs é quase sempre morto no final.
|
Os habitantes do Sião e Malaia (atualmente, Tailândia e Malásia) capturavam estes peixes porque, em seu habitat, Bettas lutam entre si pelo domínio da área. Normalmente, em poucos minutos, um deles vai embora. Entretanto, os peixes eram domesticados e criados para lutar em embates que duravam bem mais tempo, com resultados trágicos.
|
No seu habitat, esses peixes exibem cores vivas apenas quando estão agitados. Porém, criadores conseguiram tornar sua coloração permanente e desenvolveram uma grande variedade de tonalidades. Entre as cores disponíveis para os aquaristas, há vermelho, azul, azul escuro, preto, turquesa, laranja, amarelo, verde, azul brilhante com reflexos rosa, creme e até mesmo branco verdadeiro (o branco opaco, que não deve ser confundido com o albino).
Os tons azuis, turquesa e verde são levemente iridescentes e parecem mudar de tonalidade conforme diferentes condições de iluminação ou ângulos de visão. Isso ocorre porque tais cores (diferentes de vermelho ou preto) não provêm de pigmentos, mas sim, são criadas pela refração interna de uma camada de cristais de guanina translúcidos.
|
Criadores no mundo inteiro continuam a desenvolver novas variedades. Frequentemente, os Betta machos são mais vendidos nas lojas por causa da sua beleza, se comparados às fêmeas. Recentemente, criadores desenvolveram nas fêmeas a mesma gama de cores anteriormente aplicada apenas aos machos. As fêmeas jamais desenvolvem barbatanas tão vistosas quanto os machos e suas cores são um pouco mais discretas.
|
Machos e fêmeas abrem ou inflam suas guelras (opercula) para impressionar. Isso se dá tanto para intimidar os rivais quanto para cortejar a fêmea. Outro motivo que os fazem inflar as guelras são movimentos ou mudanças de cena no seu ambiente.
|
Os Bettas às vezes precisam de um lugar para se esconder, mesmo que não estejam sendo ameaçados. Eles podem estabelecer seu território centrado em uma planta ou na abertura de uma pedra, e podem tornar-se bastante possessivos e agressivos em relação a rivais que transponham os limites.
|
Comentários
Postar um comentário