OS PAPAS MAIS INTERESSANTES DA HISTÓRIA.
Os 10 Papas Mais Interessantes da História
O Editor: Bruno Álvarez
1. São Pedro - O primeiro papa da história
Embora São Pedro nunca tenha realmente mantido o título de Papa em vida, ele foi o primeiro chefe da Igreja Católica. Seu nome original era Simão, e ele era um dos 12 apóstolos de Jesus. São Pedro pregou em toda a região da Anatólia antes de chegar a Roma. Ele viveu lá por 25 anos antes de ser crucificado pelo imperador romano Nero. Diz a lenda que ele foi crucificado de cabeça para baixo porque sentiu que não era digno de morrer da mesma forma que Jesus.
2. Papa Pociano - O primeiro a renunciar
Ponciano dirigiu a Igreja Católica entre 230 e 235 d.C., e foi o primeiro papa a renunciar ao papado. Ele foi condenado a trabalhos forçados na ilha da Sardenha pelo imperador Maximimo Trácio, conhecido por perseguir os cristãos. Ponciano renunciou imediatamente após ter sido condenado a evitar um vazio de poder no Vaticano. Ele foi espancado a pauladas até a morte na Sardenha, em outubro de 235
3. Papa Silvestre I - O papa que iniciou uma fase pacífica
O Imperador Constantino, o Grande, foi o governante a terminar oficialmente a perseguição cristã em 313 d.C., e assim o papa Silvestre I se tornou o primeiro papa a viver em um período menos perigoso, quando assumiu o papado em 314 d.C. Apesar da boa vontade de Constantino em relação aos cristãos, Silvestre não compareceu ao Primeiro Concílio de Niceia, que resultou no Credo de Niceia e é amplamente considerado como a primeira declaração oficial de crença para os cristãos.
4. Papa Leão I - O pacificador
Embora o Papa Leão I tenha sido papa entre 461 e 468 d.C., ele é mais conhecido pelo trabalho que fez antes de ser eleito para o papado. Ele convenceu Átila, o Huno, a não saquear Roma, possivelmente em troca de uma pilha de saques. Também pode ser ser que Átila tenha usado a reunião como uma desculpa para expulsar seus homens da cidade por causa de preocupações estratégicas.
5. Formoso - O papa que foi a julgamento depois de sua morte
Apesar de ter sido excomungado da Igreja Católica há cerca de 20 anos antes de se tornar papa, Formoso foi posteriormente absolvido e conseguiu ser eleito. Muito cruelmente, no entanto, seu cadáver foi exumado em 897 d.C. (um ano após sua morte) e levado a julgamento. O corpo foi posto sentado em um trono papal e vestido com todas as regalias antes de considerar que Formoso era indigno do papado. Todos os seus decretos papais foram considerados inválidos, e, depois disso, seus dedos da mão direita foram amputados, e o cadáver foi esquartejado e jogado no rio Tibre.
6. Bento V e Leão VIII - Papa e antipapa
Por volta de 964 d.C., o povo de Roma estava farto do comportamento corrupto e venal de seus pontífices, de modo que elegeram Bento V para o papado. O único problema era que o fundador do Sacro Império Romano-Germânico, o imperador Otão I, não sabia de nada disso, então ele escolheu Leão VIII como antipapa. Ter dois papas eleitos era algo que nunca havia acontecido em toda a história do papado, então Bento V escolheu renunciar.
7. Papa Bento IX - Três reinados de papado
Bento IX foi o único homem a ser papa mais de uma vez na vida, e o único papa a vender o papado. Ele tinha apenas 20 anos quando assumiu o papado pela primeira vez em 1032, mas rapidamente ganhou fama de não ter equilíbrio moral e levar uma vida dissoluta. Ele foi expulso de seu papel em duas ocasiões distintas e reintegrado antes de vendê-lo para um padre em 1048.
8. Joana - A papisa 'gestante'
Diz a lenda que o Papa João, que governou entre 855 e 877 d.C., era na verdade uma mulher. De acordo com um monge dominicano que viveu no século 13, João foi levado a Atenas vestindo roupas masculinas, e então estudou e se tornou mestre da aprendizagem na cidade. João, ou "Papisa Joana", supostamente deu à luz em uma procissão da igreja, mas a precisão da história é contestada devido ao caos que isso causou durante a Idade Média.
9. Papa Urbano VII - O reinado mais curto
Houve numerosos papas que viveram por apenas alguns dias depois de assumir o papado, como Estêvão, que morreu poucos dias depois de ser eleito em 752 d.C. Houve também Dâmaso II, que ascendeu ao papado em 1048, apenas para morrer 23 dias depois. Celestino IV foi eleito em 1241, mas morreu depois de 16 dias. No entanto, o reinado papal mais curto de todos pertence a Urbano VII, que foi eleito em 1590 antes de falecer apenas 12 dias depois.
10. Gregório XII - O último papa a renunciar antes de Bento XVI
O papa Gregório XII foi eleito em 1406, há mais de 600 anos. Ele tinha a reputação de ser um homem piedoso e era na verdade um dos três papas a governar na época. O caos que se seguiu pode ter ocorrido por causa da sua decisão de abdicar e convocar um conselho para resolver a confusão antes de deixar o papado em 1415.
TUDOPOREMAIL.COM
Comentários
Postar um comentário