Cuidados com as unhas dos idosos

Você sabe como cortar as unhas das mãos e dos pés dos idosos?

Os cuidados com as unhas das mãos e dos pés é de fundamental importância para a saúde dos idosos. Unhas grandes e sujas podem causar vários transtornos, transmitindo-lhes doenças

Você sabe como cortar as unhas das mãos e dos pés dos idosos?
Os cuidados com as unhas das mãos e dos pés, assim como quaisquer outras partes do corpo, é de fundamental importância para a saúde de todos, principalmente dos idosos. Unhas grandes e sujas podem causar vários transtornos aos idosos, muitas vezes de difícil tratamento, já que podem ferir-lhes a frágil pele, por meio de cortes (rasos e profundos); transmitir-lhes doenças, via bactérias diversas acumuladas sob as unhas; além de outros problemas. Faz-se necessário, então, mantê-las sempre aparadas e limpas, de modo a evitar qualquer tipo de aborrecimento futuro. Resta saber, enfim, se o cuidador está devidamente preparado para lidar com essa situação, visto que muitos idosos se mantêm resistentes quando o assunto é a boa manutenção das unhas. Neste sentido, observe as orientações abaixo e conclua você mesmo, cuidador, se está preparado para este tipo de tarefa.

Orientações para a completa higienização das unhas dos idosos

1. Realize o cuidado com as unhas dos idosos, preferencialmente, após o banho, pois a água faz com que elas fiquem mais hidratadas e amolecidas, facilitando o procedimento.

2. Em caso de unhas muito grossas, duras e quebradiças, o cuidador deverá colocá-las de molho por 10 minutos, imersas em uma solução de água bicarbonatada ou água morna com sabão neutro. Este procedimento facilitará o corte.

3. Ao cortar as unhas dos idosos, fazê-lo em linha reta de forma que não encravem. Tenha o cuidado de manter certa distância da pele. Cortes muito rentes provocam lesões, que podem originar processos inflamatórios ou infecciosos. Não retirar as cutículas também é muito importante, pois elas evitam ferimentos e infecções.

4. Após o corte, lixe as unhas e enxágue-as.

5. Por fim, seque cuidadosamente a região entre os dedos.

Por serem responsáveis pela sustentação do corpo, postura e marcha, os pés merecem atenção especial, principalmente para a independência da pessoa idosa. Neste sentido, o orientador deverá:

1. Inspecionar a temperatura, o estado da pele, a sensibilidade, a circulação, a presença de deformidades – joanetes, calosidades e a presença de micoses.

2. Secar os pés dos idosos delicadamente, sem esfregar, sobretudo a região entre os dedos, para evitar a contaminação por fungos.

3. Tomar como regra que os pés dos idosos deverão ser exercitados para que se previna atrofias musculares, assim como para estimular a circulação.

4. Certificar-se que as meias usadas pelos idosos estejam limpas e folgadas, sem furos ou remendas com costuras duras. O uso de meias mantém os pés dos idosos aquecidos, proporcionando-lhes sensação de conforto.

5. Ajudar os idosos a se calçar, observando sua adaptação aos pés, a fim de evitar lesões.

É importante que o cuidador saiba que pessoas idosas com diabetes requerem cuidado mais que especial com os pés, sendo necessário, até mesmo, o encaminhamento para um podólogo pode ser necessário.
Por Silvana Teixeira
Fonte: Manual dos Cuidadores de Pessoas Idosas do Governo do Estado de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN