DIABETES E AS UVAS
FRUTAS E DIABETES: AS DELICIOSAS UVAS
As uvas são frutos muito antigos, consumidos desde o início da humanidade. A fruta é originária da Ásia Ocidental e da Europa Central. Vários tipos de videiras percorreram o mundo inteiro e facilmente foram assimiladas por muitas civilizações devido ao seu sabor doce e incríveis benefícios para saúde. Mesmo a religião mais praticada, o Cristianismo, incluiu a uva (vinho) em sua prática mais sagrada e a uva também desempenhou papel importante em uma infinidade de histórias bíblicas.
Atualmente, a uva é cultivada em todos os continentes na terra, com exceção da Antártica. Infelizmente, só recentemente os cientistas vem pesquisando esta fruta doce para verificar outros benefícios, além daqueles mais comuns que estão presentes na maioria das frutas. As uvas têm um baixo índice glicêmico (IG), poucas calorias (104 em 1 xíc.), e trazem uma infinidade de benefícios à saúde. Embora a maioria dos indivíduos que têm diabetes evitem as frutas açucaradas, muitos especialistas recomendam que você coma estes alimentos regularmente, mas com moderação.
As uvas tem uma quantidade abundante de fitoquímicos que contêm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estes podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, e os danos celulares causados pelos radicais livres. Numerosos estudos sobre os efeitos das uvas no diabetes são conclusivos e mostram que a fruta é excepcionalmente ativa para regular os níveis de açúcar no sangue, bem como para baixar os triglicerídeos e LDL (mau colesterol) e aumentar a sensibilidade à insulina.
Pesquisas recentes sobre um fitonutriente chamado resveratrol, que é encontrado principalmente na casca da uva, mostram que este pode estar relacionado a uma maior longevidade. Um novo estudo mostrou que em animais, nos quais se introduziu regularmente este composto, este ajudou a ativar proteínas que promovem a boa saúde e propriedades de antienvelhecimento.
O resveratrol do vinho tinto pode estar ligado ao Paradoxo Francês. Esta é uma observação sobre as baixas taxas de morte por doença coronária, aumento da longevidade e baixas taxas de obesidade, mesmo com uma dieta rica em gordura e sedentarismo. Isto é devido ao efeito antioxidante dos compostos, mencionado anteriormente. Enquanto muitos diriam que é apenas por causa do vinho, há outros fatores que devem ser considerados. Os Franceses comem porções menores, e comem mais devagar, e preferem beber água do que refrigerantes, ao contrário do que se vê na maioria das nações com altas taxas de doenças cardiovasculares.
O vinho tinto é incrivelmente benéfico para sua saúde. A maioria dos especialistas dizem ser altamente recomendável bebe-lo regularmente. Mas, como já dissemos muitas vezes, a chave para qualquer dieta é a moderação, seja você diabético ou não. Recomendamos evitar o suco de uva devido ao seu alto teor de açúcares, bem como evitar cozinhar as uvas devido à redução em nutrientes causados pelo processo. As Uvas são melhor apreciadas in natura, puras ou em saladas de frutas.
BLOGBR.BIABETV.COM
Comentários
Postar um comentário