DEIXAR DE COMER CARNE MUDA TUDO? FAZ BEM OU MAL À SAÚDE?
Deixar de comer carne FAZ MAL Á SAÚDE? Não podemos generalizar e falar que necessariamente a dieta vegetariana traz benefícios a saúde. Isso porque existe a dieta vegetariana bem feita e a dieta vegetariana mal feita. De nada adianta abolir a carne da alimentação, crendo estar salvando os animais e a saúde, sem se preocupar com uma substituição que cumpra as necessidades nutricionais que a carne antes fornecia. Muitas pessoas se tornam vegetarianas, principalmente jovens, e acabam entrando em casos de desnutrição e obesidade, pois se restringem às massas, pães, salgados e macarrões instantâneos. Deixam de comer carne mas não passam a comer frutas, legumes, verduras, grãos e soja, o principal substituto da proteína animal. Neste caso, quando respondemos a pergunta se parar de comer carne faz mal à saúde, a resposta é: depende. Na verdade, até para a dieta com carne a resposta é igual, pois uma alimentação restrita à carne e que não usufrua dos outros alimentos e vitaminas é uma dieta carente que trará prejuízos à saúde.
Mas se bem administrada, a dieta vegetariana fará muito bem à saúde, ajudando a prevenir certas doenças e trazendo bem estar e leveza ao organismo. A única atenção que os vegetarianos devem tomar é em relação à Vitamina B12, uma vitamina que está presente majoritariamente na carne e muito pouco em outros alimentos. O recomendado é que os vegetarianos façam todos os anos exames de sangue para controlarem a taxa dessa vitamina, e dependendo do resultado, será prescrita uma injeção anual. Ainda assim, a diminuição dessa vitamina no organismo começa em média a partir do quinto ano de vegetarianismo, sendo que muitas pessoas não tem qualquer problema em relação à B12.
A anemia acontece com aqueles que não fazem uma boa dieta. Folhas escuras e feijão são alimentos ricos em ferro, e por isso devem ser ingeridos sempre que possível. Um vegetariano que se alimenta bem não será um indivíduo anêmico.
Mas a grande pergunta que envolve o vegetarianismo é em relação à proteína. Além da proteína animal qual é a outra fonte? A soja é um alimento revolucionário neste sentido. Pode substituir plenamente a proteína animal além de trazer outros benefícios. O seu consumo duas vezes por semana já é suficiente para manter normalizada a taxa de proteína no organismo.
Em resumo: o vegetarianismo não faz mal à saúde se a alimentação for administrada com vários alimentos, como frutas, verduras e legumes. A restrição à massas e comidas industrializadas certamente trarão problemas futuros, mas não só na dieta vegetariana, não é mesmo?
ESTILOVEGAN.COM
Comentários
Postar um comentário