CURIOSIDADES DA PASCOA
Páscoa
Daqui a alguns dias, vamos comemorar a Páscoa. Para muitos, a comemoração de um feriadão combinado com deliciosos chocolates. Para outros, um período de reflexão ligado a fatos ou eventos religiosos. A verdade é que a Páscoa possui uma forte tradição judaico-cristã, combinada a elementos de comemorações pagãs de culturas muito antigas. É o caso da figura do coelhinho e dos ovos de páscoa.
As datas comemorativas não servem apenas para emendar dias de descanso, mas é muito legal conhecer suas origens históricas.
As datas comemorativas não servem apenas para emendar dias de descanso, mas é muito legal conhecer suas origens históricas.
COMPARTILHAR
Malhando o Judas
A tradição de alegria assume características um pouco menos compatíveis com o ideal cristão de compaixão e perdão na Queima de Judas, mais comum na América Latina e Grécia, porém não tão popular nas demais nações cristãs do mundo. Neste ritual, um boneco representando Judas é espancado ou queimado.
COMPARTILHAR
Estados Unidos
COMPARTILHAR
Família Imperial Russa
Entre os anos 1885 e 1917, a família imperial russa trocava ovos de Páscoa feitos de ouro e prata decorados com lindas pedras preciosas. Hoje, em outros países do hemisfério norte, como a Escócia, é comum brincar com ovos cozidos na Páscoa. Uma das diversões é rolar os ovos ladeira abaixo. O ovo vencedor é o que consegue rolar mais longe sem quebrar.
COMPARTILHAR
Pysanka
Na Ucrânia, uma das tradições da festa é pintar ovos de verdade para dar de presente. Suas cores e desenhos têm significados especiais. Essa arte chama-se pysanka. A decoração é feita com cera de abelha e tintas coloridas. Os desenhos homenageiam a pessoa que vai ganhar o ovinho.
COMPARTILHAR
Símbolo da vida
O ovo aparece em muitas tradições antigas como um símbolo da vida, ou do início dela. Civilizações não-cristãs utilizaram o ovo, inclusive decorado para comemorar o equinócio da Primavera e a Vida. O cristianismo absorveu e adaptou a tradição, mesclando-a com seus rituais.
COMPARTILHAR
Páscoa Judaica
A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa Passagem. A Páscoa judaica, celebrada por oito dias, comemora o êxodo dos israelitas do Egito, ou seja, a “passagem” da escravidão para a liberdade. Um ritual de transição, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida.
COMPARTILHAR
Europa
Na Europa, a tradição de comemorar a Páscoa teve início com rituais antigos que marcavam o início da primavera e o renascimento da natureza.
COMPARTILHAR
Tradição do Coelho
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães por volta de 1700. Osterhase, o coelho, traria ovos coloridos na Páscoa para as crianças, escondendo para que elas encontrassem depois.
COMPARTILHAR
Pipa Decorada
De acordo com lendas, um antigo professor nas Bermudas precisava de uma maneira simples, porém efetiva de demonstrar a ascensão de Cristo ao Paraíso, e usou uma pipa decorada com a imagem de Jesus para ilustrar o conceito aos seus alunos. Como resultado, na Sexta Feira Santa as pipas são uma tradição na ilha.
COMPARTILHAR
Sangue de Cristo
A prática de decorar os ovos pode ser traçada desde os antigos cristãos da Grécia e Síria, que trocavam os ovos tingidos de vermelho carmim para representar o sangue de Cristo.
COMPARTILHAR
Dia Mais Importante
A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã.
COMPARTILHAR
Ovos de Chocolate
Na Inglaterra, durante a Idade Média, o rei Eduardo I tinha o hábito de banhar ovos em ouro e oferecer de presente durante a Páscoa a amigos e aliados. No século XVIII, os franceses começaram a fazer ovos de chocolate.
COMPARTILHAR
Holi
COMPARTILHAR
Maior Ovo de Páscoa
O maior Ovo de Páscoa do mundo foi construído na cidade de Vegreville em Alberta, no Canadá, em comemoração ao centenário da formação da Real Polícia Montada Canadense. O ovo tem nove metros e é uma pêsanka feita de alumínio permanente anodizado em dourado, prateado e bronze.
COMPARTILHAR
Ovo folheado a Ouro
Os Ovos Fabergé tiveram origem na Rússia, em 1895. O Czar Alexandre III procurava por um presente de Páscoa para sua esposa, entrando em contato com o joalheiro Peter Carl Fabergé. Foi feito então um ovo folheado a ouro que se abria, revelando uma gema dourada, contendo uma pequena galinha de ouro com olhos de rubi.
COMPARTILHAR
Deusa da Primavera
Explicações para a figura pitoresca do coelhinho geralmente estão ligadas ao antigo festival anglo-saxão da deusa da primavera, Eostre, cujo símbolo era um coelho, ligado à fertilidade.
COMPARTILHAR
Coelho da Páscoa
Uma lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dar aos filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho teria passado correndo. E daí veio a fama de o coelho entregar os ovos.
COMPARTILHAR
China
Na China, realiza-se uma festa religiosa nessa mesma época do ano chamada Ching-Ming. É uma data importante quando os antepassados são homenageados. Há muitos séculos os chineses ofereciam ovos de verdade como presente. Para dar um colorido especial, eles embrulhavam os ovos em cascas de cebola e os cozinhavam junto com beterrabas. Parece maluquice, mas funciona!
COMPARTILHAR
Duas semanas depois...
Os cristãos ortodoxos na Etiópia celebram a Páscoa de uma a duas semanas após a igreja ocidental, sendo que às vezes as datas coincidem. A Fasika (Páscoa) tem oito dias de jejum de carne e laticínios.
COMPARTILHAR
Pessach
Os termos “Easter” e “Ostern” (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pessach (Passagem). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Estremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera.
COMPARTILHAR
Mini Halloween
Na Suécia e partes da Finlândia, um mini Halloween acontece na quinta ou sábado antes da Páscoa. Garotinhas se vestem de bruxa, com trapos e roupas velhas e vão de porta em porta pedir doces.
COMPARTILHAR
Comentários
Postar um comentário