DICAS PARA ENGROSSAR CABELOS RALOS E FINOS

 


5 dicas para engrossar o cabelo ralo e fino

Quem de nós mulheres, não sonha em sair por aí exibindo um cabelão volumoso, brilhante e cheio de saúde, não é mesmo?

Porém, fatores genéticos, o uso de produtos químicos para coloração, descoloração, progressiva, uso frequente de secador e chapinha em altas temperaturas e até mudanças do próprio organismo, podem fazer com que os fios percam massa capilar, deixando as madeixas mais finas e ralas.

Contudo, assim como qualquer outro tipo de cabelo, madeixas finas e ralas também precisam de cuidados e, nesse caso, como o fio tende a ser mais frágil e delicado, alguns cuidados especiais devem ser adotados.

Ter fios fortes, saudáveis e com mais volume não é uma tarefa impossível. Para te ajudar nessa missão, reunimos cinco dicas para engrossar o cabelo ralo e fino. Confira!

Veja Também:

Como engrossar o cabelo ralo e fino?

Como engrossar o cabelo ralo e fino?
Foto: Canva

1 – Invista na reconstrução capilar

Como mencionado acima, o uso de produtos químicos e o constante uso do secador e da chapinha acabam danificando profundamente a fibra capilar.

Entenda… o fio de cabelo é dividido em três partes: Cutícula, Córtex e Médula.

Cutícula: É a parte mais externa no fio. Formada por escamas queratinizadas com elevadas concentrações de enxofre que agem formando uma “barreira protetora” para o córtex e a médula. Essa proteção perde força quando o fio é exposto à fortes químicas, deixando o fio enfraquecido.

Córtex: A cutícula protege o córtex, que é a camada intermediária e mais importante do fio. No córtex é onde se encontra a maior parte dos nutrientes e da queratina do fio. A queratina é a proteína responsável por 90% da formação dos folículos, que confere elasticidade e resistência às madeixas. É no córtex que também se concentra grande quantidade de água, responsável pela hidratação dos fios.

Médula: Estudos ainda não conseguiram definir exatamente a função da médula. Pesquisas recentes relacionam a médula com a fase de germinação do fio, em que ela ajudaria “guiando” o novo fio em direção ao poro.

Acontece que a exposição dos fios à químicas como colorações, descolorações, alisamentos, o uso contínuo de fontes de calor com secadores, chapinhas e babyliss, além da exposição diária ao sol, poluição, vento… modificam a estrutura do fio, com isso a barreira protetora formada pela cutícula acaba se abrindo, deixando a camada mais importante do fio exposta, a médula.

E assim se perde todos os nutrientes presentes no fio, deixando-o fino, ralo, quebradiço, áspero, ressecado, sem brilho e cheio de frizz.

A função da reconstrução é devolver os nutrientes e a queratina ao fio, com isso, as escamas se fecham e a “barreira protetora” volta a se formar, melhorando a aparência dos fios e deixando-os mais fortes e saudáveis. Portanto, mantenha a rotina de reconstruções sempre em dia!

Veja Também:

2 – Não se esqueça da hidratação

A reconstrução irá repor os nutrientes e a queratina aos cabelos. Já a hidratação irá devolver aos fios toda água e umidade perdida, deixando-os mais encorpados e volumosos.

Além do mais, ao manter a rotina de hidratações em dia, você estará combatendo e prevenindo o ressecamento, pontas duplas e os fios quebradiços. A reposição da água, torna os fios mais fortes, macios, brilhantes, longe do frizz e mais maleáveis.

Veja Também:

3 – Aposte no uso da Biotina (vitamina H)

Estudos apontam que a Biotina age estimulando o organismo a produzir a queratina (proteína mais importante da estrutura dos fios). Sendo essencial para manutenção da saúde dos cabelos, unhas e pele.

A vitamina também contribui no metabolismo de vários nutrientes que auxiliam na manutenção da hidratação da pele, couro cabeludo e no crescimento dos cabelos.

Outras vantagens incluem:

  • Restauração da espessura dos fios – Tornando-os mais encorpados e volumosos;
  • Auxilia no crescimento – Faz com que os fios cresçam mais fortes e resistentes;
  • Previne a queda e o aparecimento de fios brancos;
  • Rejuvenesce os fios, atribuindo um visual mais saudável aos cabelos.

Veja Também:

4 – Tenha cuidado ao pentear

Fios ralos e finos são mais delicados, por isso tendem a ser mais quebradiços. Portanto, o cuidado na hora de pentear e desembaraçar os fios devem ser redobrados, evitando assim a queda e a quebra.

Veja Também:

5 – Misture gelatina incolor no shampoo para engrossar o cabelo ralo e fino

Essa é uma ótima receita caseira para engrossar o cabelo ralo e fino. O colágeno presente na gelatina age formando uma espécie de “barreira protetora” em volta do fios, retendo a umidade em seu interior, fazendo com que os cabelos fiquem protegidos e hidratados.

Acima de tudo, a gelatina confere estrutura os fios do cabelo, deixando-os mais encorpados e volumosos.

Modo de Preparo:

  • Misture no seu vidro de shampoo, duas colheres (sopa) de gelatina em pó incolor.
  • Após, agite até que a gelatina incorpore totalmente ao shampoo.

Pronto! Agora é só lavar o cabelo, deixando que o shampoo aja nos fios por cinco minutos. Depois é só finalizar condicionando e enxaguando as madeixas com água fria.

ATENÇÃO

Lembre-se que só um médico especialista é capaz de determinar os motivos pelos quais seus cabelos ficaram finos ou ralos.

Acompanhe nossas publicações no Google Notícias e receba mais dicas para engrossar o cabelo ralo e fino.

SITE DE BELEZAEMODA.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN

CONCURSOS QUE ROLAM PELO BRASIL,ABRINDO INSCRIÇÕES