NUMA SUCESSÃO DE ACONTECIMENTOS UMA AMIGA ...........(MERECIMENTOS )

me disse: “Você tem que entender que você tem  merecimento. Você ainda não entendeu isto: que você merece”.
Dentre tantas coisas que ela queria me dizer em um determinado contexto e disse, ela me fez ir fundo em meu passado e em tantos pontos da minha vida que me obrigaram àquele momento: a necessidade de tal conselho.
Afinal por que depois de tantos anos e maturidade adquirida, eu possuía uma autoestima ainda carente de entender o meu merecimento numa determinada situação? Seria apenas eu a passar por isso?
Parece que a quantidade de críticas acumuladas em minha história, ainda que distantes em algum lugar, permaneciam vivas em mim. A falta de apoio nas horas necessárias, o desafeto no momento mais carente de amor e o orgulho onde deveria ter havido perdão: a incompreensão nos momentos mais confusos e doloridos. Por mais que se referisse a algo no tempo passado, os traumas se mostravam presentes.
Num mundo e sociedade de “morde e assopra”, o viver pode parecer simples e rápido, como se superássemos tudo o tempo todo. Mas as dores do dia-a-dia marcam a nossa alma e moldam aquilo que somos.
As dores da infância, aquilo que vivenciamos e muitas vezes o que não vivenciamos deixa suas feridas. Os habituais: “deixa pra lá”, “não chore”, “seja forte” agem como um verdadeiro desprezo à nossa necessidade de sermos amados e aceitos.
Por mais que tivesse me tornado um ser adulto, cheio de conquistas e relativa segurança interna, me dei conta, que dentro de mim ainda agiam as memórias negativas do meu passado.
Afinal, somos todos criticados e diminuídos em vários momentos da vida. Muitas vezes por aqueles que mais amamos ou de quem mais esperamos a compreensão.
Com o tempo aprendemos sim a ignorar as críticas e seguimos em frente mesmo com o desgosto. Entendemos com o passar do tempo que elas fazem parte: algumas acrescentam, outras ensinam e algumas devem ser descartadas.
Boa parte delas deixa marcas que ninguém vê, mas que cada um sente de alguma maneira, especialmente nos momentos de desequilíbrio.
Mas a vida adulta não nos traz apenas a maturidade e uma carga de lembranças positivas e negativas, ela também nos dá a oportunidade de olhar para trás com olhos mais sábios e pensamentos mais claros.
Se em tantos momentos eu havia sido criticada e me via numa situação especial em decorrência disso, agora eu também vivenciava um momento de glória, onde alguém me chamava a atenção para algo que quase desconhecia, que não havia escutado com frequência: “Você merece!”.
Se havia merecido as tantas críticas, não sei. A vida é quem sabe. Ao menos sei que me impulsionaram para frente e me tornaram forte. E agora eu posso, finalmente colher seu resultado: o do reconhecido merecimento!

© obvious: http://lounge.obviousmag.org/reading_terapia/2016/04/o-merecimento.html#ixzz47xXnpZUn 
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN