PODE COMER BATATAS COM BROTOS ?

É saudável comer batatas com brotos? Sim / não, por que? E qual a melhor maneira de conservar batatas?

Sabe a história de que não se pode comer manga com leite? Então você já sabe que é mentira, lorota, balela, né? Outra história bem parecida é a de que não se pode comer batatas que estão brotando, com pontos esverdeados. Pois saiba que na verdade não há necessidade de jogar fora as batatas que estão assim, isto é histeria. Se você simplesmente cortar as áreas coloridas e os brotos, suas batatas serão ok para comer.

Mas o boato tem base de verdade? Sim. Os pontos verdes (que são de clorofila) podem sinalizar a presença de solanina, uma substância química natural que pode ser tóxica - mas só se você consumi-la em uma dose muito grande (mais do que um saco de 10 quilos de batatas esverdeadas).

A solanina é produzida pela exposição de batatas a muita luz (de novo: é um processo natural, que funciona para fazer brotar a batata), por isso, guarde-as em um lugar fresco e escuro. O ideal, ideal mesmo, seria guardar as batatas num saco de papel pardo a 10 graus. Mas quem tem essa temperatura? No eterno verão brasileiro, guardar as batatas na geladeira é mesmo o melhor a se fazer. Mas evite guardar batatas por muito tempo na geladeira, pois nela os amidos da batata são convertidos em açúcar, alterando o sabor (para mais doce) e a textura. 

Já que a ideia é te contar a história, te explicar os motivos, e ainda ensinar o truque, saiba: a melhor maneira de armazenar batatas é com uma fruta madura. Isso acontece porque uma fruta madura emite gás etileno e outros álcoois orgânicos, que suprimem a distensão das células das batatas, mantendo-as sem brotos por muito mais tempo.

DCORAÇÃO.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN