DICAS DE COMO ECONOMIZAR AGUA
DICAS
COMO ECONOMIZAR ÁGUA
Na questão da preservação dos recursos hídricos, importante contribuição cabe ao consumidor final mediante a adoção de ações simples quanto ao uso racional da água no cotidiano doméstico. Veja algumas medidas eficientes para evitar o desperdício e, assim, registrar menor custo na conta mensal. No banheiro Banho - É possível fazer grande economia no banho, pois cinco a sete minutos são suficientes para higienizar o corpo. Ao se ensaboar feche o registro: um banho de ducha de 10 minutos, com o registro meio aberto, consome cerca de 130 litros de água; um banho de chuveiro elétrico requer 40 litros. No mesmo espaço de tempo e fechando o registro, o consumo cai para 38 litros no caso de ducha e para 12 litros no de chuveiro.
Lavar o rosto - O simples ato de lavar o rosto com a torneira meio aberta pode representar o gasto de 2 a 3 litros de água por minuto e por pessoa. Ao fazer a barba gastam-se cerca de 10 a 12 litros em cinco minutos, caindo para 3 a 4 litros fechando-se a torneira. A dica, portanto, é não demorar e fechar a torneira sempre que possível.
Escovar os dentes - Ao efetuar a higiene bucal, molhe a escova e feche o registro, abrindo-o somente ao final do procedimento. Com essa medida, a economia pode chegar a mais de 10 litros/água em cada escovação.
Vaso sanitário - É o principal “vilão” em um banheiro. Uma válvula defeituosa, por exemplo, pode aumentar em mais de 30 litros/água o consumo diário. As bacias sanitárias mais antigas gastam, em média, de 12 a 15 litros por acionamento: as mais modernas, por sua vez, além de menor tempo para descarte dos dejetos, utilizam apenas 6 litros por descarga. Assim, nunca acione a descarga sem necessidade e mantenha a válvula sempre regulada, consertando prontamente eventuais vazamentos.
Lavagem de roupa - É atividade que pode consumir muita água. No tanque, com a torneira aberta por 20 minutos, o gasto de água pode chegar a 350 litros. Para economizar, o melhor é colocar a roupa de molho, ensaboá-la e enxaguá-la por completo no final da lavagem. No caso de lavadoras, o correto é utilizá-las somente com a capacidade total; uma lavadora com capacidade para 8 quilos chega a gastar mais de 200 litros.
Na cozinha - Ao lavar a louça, 15 minutos de torneira meio aberta consomem em torno de 120 litros de água. Neste caso, a dica é primeiro remover os restos de comida de pratos e panelas, em seguida ensaboar todos os utensílios e finalmente enxaguá-los; com isso, o gasto pode baixar para cerca de 20 litros. Lavadoras de louças somente devem ser utilizadas quando cheias.
No jardim - Como forma de reduzir o gasto, adote a prática de realizar as regas nas primeiras horas do dia ou ao entardecer, quando a evaporação de água é menos acentuada. A rega com mangueira chega a consumir perto de 200 litros a cada 10 minutos; prefira os regadores e caso o uso da mangueira seja imprescindível, adicione um dispositivo regulador (tipo esguicho) que permite reduzir o consumo até à metade.
Na piscina – Em uma piscina média, a evaporação de água pode alcançar em torno de 4 mil litros/mês, nos períodos mais quentes do ano. Para evitar esta perda, convém que as piscinas sejam cobertas para reduzir a ação do sol e do vento, caso em que a perda por evaporação pode cair em cerca de 90%.
Na calçada – Bastante comum, o hábito de lavar calçadas e pisos de quintal com a mangueira é responsável por grandes consumos, pois em 10 a 15 minutos são gastos aproximadamente 300 litros de água. Faça a substituição da mangueira por vassouras e panos umedecidos, nos locais onde sua aplicação for possível. Outro recurso é usar a água descartada pela máquina de lavar roupa na limpeza desses locais.
No carro - Para lavar veículos dê preferência ao balde e pano em lugar da mangueira. Esta última pode representar um consumo de 300 a 600 litros em 30 minutos de lavagem, dependendo da abertura do regulador (esguicho). Já com balde o consumo cai para cerca de 40 a 50 litros.
Comentários
Postar um comentário