HERPES LABIAL - COMO TRATAR OU CUIDAR
Como evitar ou tratar a herpes labial
Posto que a herpes aproveita-se de quando nosso sistema imunológico está debilitado, é muito importante que levemos uma vida tranquila e que controlemos o estresse. O exercício também pode nos ajudar a combater sua aparição.
Também conhecida como “fogo”, a herpes é produzida por um vírus que nunca desaparece por completo do nosso organismo. Pode manifestar-se em qualquer momento, em função das condições que se apresentam.
Se você não quiser se contagiar com a herpes oral, ou caso já a tenha e deseja tratá-la, não duvide em ler ou não esse artigo.
Truques para evitar contagiar-se com a herpes
A herpes labial manifesta-se como pequenas lesões na boca. Provoca incômodo e dor. É preciso tomar precauções para não “permitir a entrada” do vírus ou que ele se manifeste, caso já o padeça. Algumas maneiras de preveni-la são:
Proteger o rosto do sol
A exposição excessiva aos raios UV pode fazer com que a herpes apareça, uma vez que o vírus já esteja instalado em seu organismo. Use bloqueador ou protetor com fator de proteção alto, e ainda, não se esqueça de aplicar um protetor labial com FPS de 15 ou mais.
Lembre-se de que até mesmo no inverno o sol tem incidência. Tampouco recorra a bronzeamento artificiais.
O vírus da herpes labial simples não gosta de ambientes saudáveis, mas prefere os lugares onde o pH é ácido e com mal nutrição balanceada
Se não receber uma nutrição correta, o sistema imunológico sofrerá e ficará mais vulnerável, permitindo assim o ingresso de microrganismos danosos.
Opte sempre por uma dieta equilibrada que inclua:
- Frutas cruas
- Verduras cruas
- Crucíferas (brócolis, couve-flor)
- Frutos secos
- Legumes
- Grãos inteiros
- Água
Pelo contrário, diminua a ingestão de:
- Carnes vermelhas
- Gorduras de origem animal
- Lácteos
- Açúcar branco
- Farinha refinada
- Bebidas alcoólicas
- Cafeína
- Alimentos com muita arginina (chocolates, aveia, cereais e nozes)
Reduza seus níveis de estresse
Se seu corpo estiver saturado de problemas, preocupações e pressão, então o sistema imunológico se ressentirá e haverá maior possibilidade de que o vírus da herpes se instale.
Está comprovado que as pessoas estressadas e exaustas são as mais vulneráveis ao surgimento de bolhas e feridas. Trate de levar uma vida mais tranquila e relaxada.
O bom é que você durma o suficiente (7 horas seguidas de sono), que você saia de férias ou que descanse no trabalho e, se necessário, pratique algumas técnicas de relaxamento como a ioga, a meditação ou o taichí.
Fazer exercícios é outra maneira de evitar que a herpes afete seu corpo e, sobretudo, seus lábios. A atividade física reduz os níveis de estresse, ajudam a liberar tensões e diminui sua ansiedade.
Cuide-se mais no inverno
É a época das gripes e dos resfriados por excelência. Se você se contagiar com uma dessas viroses mais típicas da época, você tem mais possibilidades de também contrair a herpes labial.
Já temos falado do sistema imunológico, afim você já conhece a razão da relação dele com a herpes. Assim, é preciso que lave bem as mãos quando for ao banheiro ou utilizar transporte público, que se hidrate bem e que quando aparecerem os primeiros sintomas de resfriado, que fique fazendo repouso.
Preste atenção a seu período menstrual
Durante esses dias, as mulheres estão mais expostas a todo tipo de vírus, já que as defesas geralmente estão reduzidas e, além disso, o organismo está muito ocupado com seus desequilíbrios hormonais, e não consegue prestar atenção aos agentes que podem entrar e causarem algum tipo de doença.
Coma mais legumes como as lentilhas, tente se manter hidratada e durma o suficiente.
Mude a escova de dentes
Não é aconselhável que você conserve e utilize a mesma escova de dentes que usou enquanto tinha herpes. É importante mudar a escova a cada 3 meses, aproximadamente.
Recomendamos ver…
Conselhos para tratar a herpes labial
Caso tenha aparecido uma bolha nos lábios, não se preocupe, existem remédios naturais que podem ajudar a reduzir as bolhas e a dor:
Iogurte
Seus componentes podem ser úteis para neutralizar os efeitos da herpes. Coma, ao menos, um iogurte por dia. Você também pode aplicar na zona afetada, diretamente, e deixar que seque sozinho, sem enxaguar.
Leite
Atua de maneira similar ao iogurte. Os lácteos, de maneira geral, são bons para reduzir as feridas da herpes. Você pode embebedar um algodão com algumas gotas de leite morno e lavar a área afetada com ele.
Mel
É um antisséptico ideal para qualquer ferida, e isso inclui a herpes labial. Trate de conseguir fava de mel e aplique-a sobre os lábios. Não lave até passar uns 20 minutos.
Aloe vera
As propriedades desta planta são realmente maravilhosas. É cicatrizante e suaviza a pele. Além disso, é antisséptica. Corte, de maneira longitudinal uma folha de aloe vera e aplique, o lado cortado, sobre a herpes. Deixe por uns minutos.
Limão
Atenção com este remédio caseiro para a herpes, porque arde e dói bastante quando aplicado. A boa notícia é que funciona, por ser um fruto antisséptico.Você pode colocar umas gotas de limão sobre as bolhas ou cortar uma rodela e pressionar (essa última opção é só para os mais valentes).
Água oxigenada
Umedeça uma bolinha de algodão com esse elemento imprescindível em sua caixinha de primeiros socorros, e aplique o algodão na área afetada pela herpes 3 vezes ao dia. Além de limpar a ferida, secará as bolhas.
Veja também: A água oxigenada e suas aplicações em casa
Gelo
Este remédio para a herpes serve quando começam os sintomas de calor e o formigamento nos lábios. Simplesmente, retire um cubo de gelo do congelador e aplique-o sobre a zona afetada por 15 minutos.
Lembre-se de envolver o gelo com um pano para que ele não te queime.
Chá
Um saquinho de chá tem múltiplos usos, além de ser uma rica infusão. Prepare a bebida, como de costume e, ao invés de jogar fora a bolsinha, use-a para tratar a herpes (quando estiver morna). Aplique por 5 minutos nos lábios e repita o processo várias vezes ao dia.
MELHOR COMSAUDE.COM
Comentários
Postar um comentário