MITOS E VERDADES SOBRE A IDADE MÉDIA

Quando muitos de nós pensam sobre a Idade Média, geralmente acabamos pintando um certo tipo de imagem em nossas mentes. No entanto, os historiadores afirmam que a maioria do que pensamos que sabemos sobre esse período histórico está errado, por causa dos muitos mitos espalhados que circulam há séculos. Abaixo, você encontrará 12 dos mitos mais comuns, juntamente com os motivos pelos quais eles não são realmente verdadeiros.
1. Todos acreditavam que a Terra era um planeta plano
12 mitos sobre a Idade Média
Por uma questão de precisão, a ideia de um mundo plano estava realmente presente na Escandinávia pagã, mas desapareceu após a chegada do Cristianismo. No entanto, no Mediterrâneo e no resto da Europa, a maioria das pessoas da Idade Média já presumiu que nosso planeta era redondo. Na verdade, muitos textos e mapas da Idade Média demonstram claramente isso.
2. Cristóvão Colombo tentava provar que a Terra era redonda
12 mitos sobre a Idade Média
Este tópico vem para comprovar que grande parte das pessoas naquela época já previa que o planeta é redondo. O erro de Colombo em navegar para o Caribe em vez da Ásia Oriental apenas provou que o mundo era muito maior do que a maioria das pessoas percebia.

12 mitos sobre a Idade Média3. Vikings tinham chifres em seus capacetes
É improvável que qualquer viking que se respeite se desgastasse usando um capacete com chifres, já que eles ficariam extremamente incomodados com isso, e tampouco seriam úteis no campo de batalha. Essa associação provavelmente surgiu por meio das obras de pintores escandinavos do século XIX, que os pintavam assim.
4. Homens e mulheres usavam cintos de castidade quando estavam distantes um do outro
12 mitos sobre a Idade Média
Muitas pessoas ouviram a afirmação de que as esposas de guerreiros e nobres foram obrigadas a usar cintos de castidade enquanto seus maridos estavam longe de casa. No entanto, o uso extensivo dessas construções de ferro aterrorizantes são, na verdade, um mito. Na verdade, esse mito é provado de uma fantasia erótica.
5. As pessoas raramente passavam dos 30 anos
12 mitos sobre a Idade Média
Ninguém vai contestar o fato de que a expectativa de vida média era muito baixa. No entanto, essa figura vem do fato de que muitas crianças pereceram a cada ano de doenças incuráveis. Se uma pessoa atingisse a idade adulta, havia uma alta possibilidade de que viveriam até cerca de 60 ou 70 anos.
6. Muitas pessoas não se limpavam
12 mitos sobre a Idade Média
Com o nosso constante acesso à água potável, não podemos esperar de forma realista que as pessoas da Idade Média tenham estado tão limpas quanto nós. Apesar disso, os historiadores dizem que praticamente todos os membros da sociedade lavavam-se diariamente, valorizando uma boa higiene, e mantinham distância de quem cheirava mal.
7. Mulheres não tinham muitos direitos
12 mitos sobre a Idade Média
As mulheres na Idade Média não eram tão livres quanto hoje, e muitas delas tiveram a escolha de se casar ou de seguir uma religião. Ainda assim, elas tinham o direito de administrar uma casa, podiam comprar e herdar bens, e muitas delas também ajudaram diretamente seus maridos ou pais com suas profissões. Há também muitos exemplos de governantes e outras mulheres influentes da Idade Média.
8. Talheres não existiam
12 mitos sobre a Idade Média
Enquanto muitos de nós têm uma imagem de homens e mulheres da Idade Média que se deliciavam em banquetes usando apenas suas mãos, os talheres na realidade já eram amplamente utilizados. Na verdade, os garfos apareceram na Itália no século 11, que já tinha 500 anos de atraso em comparação com os bizantinos.
9. A Igreja era um grande obstáculo no avanço da ciência
12 mitos sobre a Idade Média
Na Idade Média, a maioria dos cientistas era firmemente religiosa. Muitos deles foram realmente recompensados por sua sabedoria e conhecimento, e não há evidências de que uma única pessoa tenha sido queimada pela igreja por seus esforços científicos. A perseguição a Galileu Galilei foi mais sobre seu papel na Contra-Reforma sobre a relação entre a Igreja e a ciência
10. Muitas mulheres foram queimadas por serem consideradas bruxas
12 mitos sobre a Idade Média
Pode parecer um pouco estranho, mas as pessoas da Idade Média, na verdade, não acreditavam que as bruxas existissem. De fato, a caça às bruxas atingiu seu pico muito mais tarde, entre os séculos XVI e XVII.
11. Reis feudais tinham ‘o direito de ter a primeira noite’ com suas esposas
12 mitos sobre a Idade Média
A maioria dos historiadores contemporâneos afirmam que nada disso aconteceu, uma vez que não há uma única prova que aponte que isso tenha sido verdade. A única explicação que os historiadores mostram é meramente o resultado de uma interpretação preguiçosa de textos históricos.
12. Cavaleiros eram muitos nobres e corteses
12 mitos sobre a Idade Média
Infelizmente, os documentos históricos parecem indicar o contrário. Quando os cavaleiros não estavam envolvidos em combate, muitas vezes eles foram encontrados aterrorizando a população, e até eram infames por estuprar mulheres que encontravam no meio do caminho

TUDOPOREMAIL.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN

CONCURSOS QUE ROLAM PELO BRASIL,ABRINDO INSCRIÇÕES