curiosidades sobre o odor corporal

Curiosidades que você não sabia sobre o odor corporal

Curiosidades que você não sabia sobre o odor corporal
O corpo humano tem cerca de 50 mil glândulas sudoríparas, que têm a capacidade de produzir até 1 litro de suor por dia. Graças a este mecanismo, são expulsas as toxinas nocivas. As regiões que apresentam maior odor são os pés, a virilha e as axilas. No seguinte artigo você irá descobrir coisas que não sabia, sobre o odor corporal.

Você sabia que o odor do seu corpo é único e irrepetível? Assim como o seu DNA ou a suas impressões digitais. Depende de vários fatores., tais como a alimentação ou os processos químicos que se desenvolvem em seu interior. O aroma de cada pessoa é o reflexo do que consome e forma parte de um sistema de comunicação ancestral com os nossos semelhantes. Por isso é que por exemplo, as mulheresno período mais fértil “cheiram” mais sem praticar esportes e até depois de tomar banho.
Os odores que sentimos ao longo da vida ficam gravados na memória olfativa, tanto os perfumes como os maus cheiros, podem influenciar no estado de ânimo e nos incitam a aceitar ou recusar comidas, pessoas e objetos. 
Todos acreditam que o mau odor pessoal se deve unicamente a falta de higiene, entretanto, também é devido a fatores climáticos, hereditários, alimentícios e pela ingestão de certos medicamentos.
Nas áreas “mais problemáticas” (pés, virilha e axilas) existem glândulas que se encarregam de produzir mais suor, além de serem áreas com pouca ventilação, pelo qual, as bactérias se permanecem ali e decompõem a transpiração.
Pé_mau_cheiro
A pele é formada por milhões de orifícios chamados de “poros”, que permitem ao corpo respirar. Um duto que se usa como via de escape para as glândulas sudoríparas tem a função de produzir esse líquido um pouco salgado que se conhece como suor. Esta substância tem o objetivo de regular a temperatura do corpo e é por isso que transpiramos ao ter febre, por emoções fortes, quando faz calor, quando praticamos exercícios, comemos alguma coisa picante, etc. Também favorece a eliminação de toxinas, água e sais minerais que não servem.
Dicas para evitar o mau odor corporal
  • Não utilizar os mesmos sapatos vários dias seguidos sem ventilar.
  • Usar produtos específicos para cada área. 
  • Ao tomar banho dedicar mais tempo na higiene das regiões “complicadas” (pés, genitais, virilhas e axilas).
  • Usar um sabonete antibacteriano.
  • Secar muito bem o corpo depois de tomar banho, principalmente entre os dedos dos pés.
  • Lavar adequadamente as roupas recorrendo, se for preciso, a desinfetantes especiais.
  • Dar preferência a roupa feita com tecidos naturais como o algodão, para absorver e evaporar o suor.
mau_odor
  • Depilar as axilas para evitar que as secreções se decomponha pelas bactérias.
  • Aplicar nas axilas bicarbonato de sódio ou amido de milho para reduzir a transpiração e matar as bactérias.
  • Diminuir a ingestão de carnes vermelhas, gorduras, alho, cebola e bebidas alcoólicas (dar preferência a frutas e vegetais frescos).
Alimentos que causam mau odor
Como foi dito anteriormente, a alimentação tem muito a ver com o odor que desprende do nosso corpo, mais do que a higiene ou a época do ano. Se você tem problemas com relação aos cheiros corporais, talvez se deva a algo que você esteja consumindo. Preste atenção a estes alimentos que causam mau odor:

Balas
As bactérias que causam os maus odores adoram as coisas doces. Quando a levedura cresce, o açúcar das guloseimas se transforma emálcool, isto traz como consequência mais acidez do que o corpo necessita. Por isso, o odor se torna mais intenso.
Óleo hidrogenado
É um dos ingredientes dos Fast food. Outro motivo mais (além de causar sobrepeso, colesterol, problemas cardíacos, etc) para não consumi-lo. O óleo hidrogenado se decompõe rapidamente e causa má digestão, pelo qual o odor corporal aumenta.
Fast food
Embutidos
O patê ou as salsichas não são bons aliados do aroma corporal. Quando se decompõem (ao fazer a digestão), podem causar acidez estomacal, flatulência, etc. Quer dizer, que é melhor não consumi-los com tanta frequência, por mais que você goste.
Lácteos
O excesso de leite, iogurte ou queijo é um dos causadores do mau odor no corpo. Isto se deve a, segundo a pesquisas, que estes produtos contêm muita proteína (caseína) que ao se decompor produz sulfeto de hidrogênio, uns dos preferidos das bactérias.
Ovo
Uma das razões pelas quais a vezes você tenha odor de “peixe”, é devido a um desordem genético chamado Trimetilaminuria. Um dos agentes que o provocam é o ovo, não importa se você o consome cru, frito ou em algum preparo. Clara del ovo
Temperos
Principalmente a pimenta, mas também outros temperos que se usam na cozinha como, por exemplo, o cardamomo, o cominho e o curry. Prefira as mais suaves, tais como a hortelã, salsa e manjericão.
Carne
Sobretudo as cernes vermelhas e o peixe. Isto ocorre, porque elasdemoram muito em passar pelo trato digestivo, pelo qual se apodrecem e liberam gases ruins e toxinas. Estas se transformam em suor e flatulência, gerando o mau odor.
Fibra
Os legumes e os feijões, assim como os grãos integrais, ao se digerirem produzem metano, hidrógeno e dióxido de carbono, quer dizer, alimento para bactérias e causadores de mau odor corporal.Não se exceda com estes alimentos.
cereais
Café
O seu sabor e cheiro forte tem que se “desfazer” por algum lado. A cafeína, por sua vez, tem efeitos químicos no corpo que produzem uma mudança na quantidade e na maneira de transpirar.
Álcool


As bebidas alcoólicas se transportam muito rápido a corrente sanguínea e muda de forma ao se decompor, acelerando o processo de sudoração, embora o odor seja penetrante e fique presente por mais tempo. Alcoolmelhorcomsaude.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN