ATENÇÃO A VALIDADE DOS ALIMENTOS PRINCIPALMENTE DESTES .
Cuidado Com a Data de Validade Desses Produtos
1. Ovos
Se você acredita que deve consumir ovos com mais de duas semanas, não faça isso! É seguro manter os ovos por três a cinco semanas se estiverem na casca, mas se forem cozidos, você tem somente de 3 a 5 dias.
2. Queijos macios
Queijos mais duros, como o parmesão, cheddar ou o gouda, têm uma vida útil mais longa, porque é mais difícil para o mofo e as bactérias entrarem neles. Uma vez abertos, estes queijos podem durar até 6 meses no refrigerador. No entanto, queijos mais macios, como queijo de cabra, ricota ou cream cheese, são mais suscetíveis a fungos e bactérias e devem ser jogados fora ao primeiro sinal de estragados ou quando a data de validade já passou. Como regra geral, os queijos macios duram cerca de uma semana na geladeira depois de abertos.
3. Condimentos
Pode parecer que os patês e molhos duram para sempre, mas só porque eles estão em uma jarra de vidro escondida na geladeira, não significa que eles estão protegidos de bactérias. Uma vez que a tampa foi aberta, o selo de segurança já não funciona mais e o condimento deve ser consumido em tempo hábil. Além disso, quando fazemos sanduíches, por exemplo, mergulhamos nossa faca no recipiente, passamos no pão e mergulhamos no recipiente novamente. Ao fazer isso, você está colocando algumas dessas bactérias de volta no vidro. Condimentos de jarra tendem a ter mais exposição a bactérias e, portanto, podem levar a doenças transmitidas por alimentos se não forem descartadas no momento apropriado. Se você observar água flutuando no topo, alguma descoloração ou odores estranhos, é mais seguro jogá-la fora.
4. Sucos prensados a frio
Sucos verdes podem ter se tornado muito populares, mas eles não durarão para sempre em sua geladeira. Sucos orgânicos ou prensados a frio são incrivelmente populares entre os mais saudáveis, já que são cheios de nutrientes, mas é importante consumi-los logo após a compra. Ao contrário dos sucos tipicamente processados que passam por pasteurização para destruir bactérias prejudiciais e aumentar a vida de prateleira, esses sucos crus não são pasteurizados, tornando-os muito mais propensos à contaminação por bactérias.
5. Carne fresca
Quando se trata de carne fresca, o açougue ou mercado recebem um prazo para vender aquela carne, o que significa que você precisa comer ou congelar assim que chegar em casa.
6. Carne moída
As carnes moídas devem ser comidas ou congeladas nos dois dias seguintes à compra. Isso se aplica a carne bovina, peru, porco, cordeiro e qualquer outro tipo de carne moída. Por serem moídas, as bactérias que estavam originalmente presentes na superfície podem ser misturadas em todo o alimento, aumentando o risco de contrair intoxicação alimentar ou outra doença.
7. Peixe
Os peixes não são menos propensos a bactérias do que a carne e devem ser consumidos em um ou dois dias após a compra. Caso contrário, é recomendável embalá-lo firmemente em papel ou papel higiênico à prova de umidade e colocá-lo no congelador.
8. Bagas Frescas
Quer você as compre no mercado ou diretamente de onde foi plantada, as bagas têm uma vida útil curta. Framboesas e morangos só são bons por cerca de três dias após a compra, enquanto mirtilos podem durar mais alguns dias na geladeira. Depois disso, tornam-se mais suscetíveis a uma bactéria chamada Cyclospora cayetanensis, que pode causar inchaço, diarreia, vômitos e outros sintomas de intoxicação alimentar.
9. Verduras
Sim, até mesmo as verduras embaladas e previamente lavadas. As folhas verdes têm o potencial de transportar bactérias como E. coliporque são manuseadas diversas vezes. Para sua própria segurança, lave todos os tipos de verduras antes de comê-los e nunca os consuma após a data na embalagem.
10. Alimentos de brotação
Os brotos são cultivados em climas quentes, o que os torna criadouros ideais para bactérias logo de cara. Comê-los após a data ideal (cerca de dois dias após a compra) aumenta o risco de problemas à saúde. Se você já está doente ou grávida, evite-as completamente.
TUDO POR EMAIL.COM
Fonte: rd
Comentários
Postar um comentário