MEDICAMENTOS MANIPULADOS MITOS E VERDADES


Diálogo Aberto
Enquete"Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-seCadastre-se
no Portal
3a.Idade!
BuscaProcurando
algo no site?
Busca
PesquisaLinks paraPesquisa
Mural de TrocasAnuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale ConoscoDúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet"Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet
Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossassalas de chattemáticas
Terça-feira, 23/04/20013
voltar à coluna da semana...
Saúde e Equilíbrio > Medicina farmacêutica
Medicamentos manipulados
 
Coluna 1
Medicamentos manipulados: mitos e verdades
Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da qualidade e eficiência do medicamento manipulado. Na minha coluna de estréia, tentarei esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre o tema
Por: Drª Tatiani Tamborino Mazulis
Farmacêutica Bioquímica pela Faculdade Medicina ABC e Coordenadora de VR da Farmácia Nova Gerty – CRF-SP 60.514
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasrovavelmente, muita gente ainda guarda na memória aquela imagem antiga das boticas em que eram preparadas fórmulas simples de cremes e loções. Nos últimos anos, porém, essas casas tradicionais – hoje, mais conhecidas comofarmácias de manipulação – se transformaram.

Atualmente, pode-se manipular praticamente qualquer medicamento e obter alternativas para vários problemas de saúde. Para divulgar essas informações e orientar o consumidor a fazer uma boa compra foi lançado recentemente o Manual do Consumidor das Farmácias de Manipulação. O guia foi elaborado pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), entidade que representa o setor.

medicamento manipuladoé mais barato pelo fato de a farmácia de manipulação não ter gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos como a indústria farmacêutica.

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da qualidade e eficiência do medicamento manipulado, mas o mesmo tem sua matéria prima adquirida dos mesmos distribuidores que fornecem para a indústria. Toda matéria prima utilizada na farmácia de manipulação vem acompanhada com o laudo de análise do fabricante. Além disso, boas farmácias de manipulação têm o seu laboratório próprio de controle de qualidade, garantindo as fórmulas que manipulam.

O medicamento manipulado é aquele produzido artesanalmente, numa farmácia de manipulação, de acordo com uma receita onde o médico prescreve o nome do princípio ativo, sua concentração e a quantidade de produto que ele deseja ser manipulado.

A manipulação de medicamentos é hoje uma ótima alternativa para se adquirir medicamentos mais baratos, tendo em vista o alto custo dos produtos industrializados. No entanto, a escolha da farmácia que irá manipular o seu medicamento deve ser feita com critério, verificando suaidoneidade, a estrutura da farmácia e exigindo que a sua fórmula seja manipulada por um farmacêutico formado. Só ele pode garantir a exatidão da pesagem e um produto final confiável.

O medicamento manipulado pode vir, por exemplo, na forma de cápsulas,póscremesgéisxampuxaropeóvulossupositórios e balas, facilitando o consumo. Também há opções para manipular florais de Bach efitoterápicos (à base de plantas). A grande maioria dos produtos precisa de receita médica – alguns cosméticos e fitoterápicos dispensam a prescrição.

Uma das vantagens do medicamento manipulado é a possibilidade de manipulação de cápsulas com revestimento entérico, que contribui para anão irritação do estômago por alguns princípios ativos que têm essa característica. Outra importante vantagem é a possibilidade de manipular, em uma única cápsula, o princípio ativo de vários comprimidos, facilitando, assim, a administração do mesmo.
Nota: As informações sobre saúde apresentadas nesta coluna são fornecidas somente para fins informativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre médico e paciente.

Fotos/ilustrações: divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN