VOCE TEM BARULHO NO OUVIDO? SE TEM,LEIA ESTE ARTIGO

Curiosidades - Direito de Ouvir Aparelhos Auditivos

Zumbido no Ouvido - parte 1

Zumbido no Ouvido

Zumbido no ouvido tem cura?

O zumbido no ouvido, também denominado acúfeno, tinnitus ou tinido, é uma sensação de som percebido pelo indivíduo na ausência de uma fonte sonora externa.Para entender melhor, o Zumbido no ouvido é freqüentemente descrito pelos paciente como "um barulho nos ouvidos", em cada organismo ele atua de forma e intensidade diferente, variando sensivelmente de pessoa para pessoa, de forma que para alguns ele é um apitos, para outros um chiados, um barulho de cachoeira, um roncos intermitente, entre outras queixas.
Existe uma estimativa de que 11% a 17% da população apresenta zumbido. Aqueles pacientes que realmente sofrem com o zumbido (cerca de 20% dos casos), a queixa costuma ser dramática na consulta médica.
Felizmente, a maioria dos pacientes não sofre com o zumbido; referem-no secundariamente ou quando são inquiridos.
O mais importante é saber que essas pessoas com Zumbido, às vezes, ouvem esses barulhos 24 horas por dia, ficando mais intensos quanto mais silêncio existe.
É uma das queixas de problemas no ouvido mais comum e freqüentemente e pode vir associada com tontura e surdez.

O Zumbido no ouvido pode estar associado a outras doenças?

Sim, o zumbido no ouvido pode ser considerado como um sintoma de alguma doença ou como seqüela de alguma agressão sofrida no ouvido (externo, médio, interno).

Como o paciente descreve o zumbido na orelha?

O barulho descrito como zumbido, como já dito anteriormente pode ser referido pelo paciente como um chiado, apito, barulho de chuveiro, de cachoeira, de concha, de cigarra, do escape da panela de pressão, de campainha, do esvoaçar de inseto, de pulsação do coração, batimento da asa de borboleta e de outros modos. Muitos pacientes alegam ainda que pode ser de um barulho contínuo ou intermitente e em alguns casos constante, mono ou politonal.

Como pode ser classificado o Zumbido no Ouvido?

Alguns autores estabelecem critérios de graduação da gravidade do Zumbido. São seis graus, do 0 ao 5, de acordo com a intensidade dos sintomas:
  • 0 - O Zumbido não está presente.
  • 1 - O Zumbido está presente se eu prestar atenção, mas não é muito irritante e pode ser normalmente ignorado.
  • 2 - O Zumbido é freqüentemente irritante, porém pode ser ignorado a maior parte do tempo.
  • 3 - É difícil ignorar o Zumbido, mesmo com esforço.
  • 4 - O Zumbido está sempre presente a um nível irritante e freqüentemente causa considerável sofrimento.
  • 5 - O Zumbido é mais do que irritante, causando um problema angustiante por muito ou todo o tempo.
Existem autores ainda que dividem o zumbido basicamente em dois tipos de zumbido:
  • zumbidos gerados pelo sistema auditivo.
  • zumbidos gerados pelo sistema auditivo, formado pelas estruturas próximas ao sistema auditivo.
O zumbido pode ser classificado de diversas formas, alguns estudiosos o classicam em subjetivo quando é somente ouvido pelo paciente; ou objetivo, quando outras pessoas também podem ouvi-lo.
Outros consideram ainda a classificação de leve quando só é percebido pelo paciente em certas situações; moderado quando o paciente sabe da sua existência, porém não o incomoda; intenso quando a sensação desagradável o incomoda, prejudicando-o em diversas situações ou atividades; severo quando a manifestação se torna intolerável, acompanhando-o todo o tempo e dele não conseguindo se livrar, prejudicando-o ininterruptamente em suas atividades.
Há ainda quem afirme que o grau de desconforto, intolerância ou incapacidade causado ao paciente frequentemente não esta relacionado com o grau de intensidade do zumbido. As alterações psicológicas, muitas vezes presentes, exercem fortes influências no agravamento do sintoma zumbido.

Ouvir um Zumbido durante a audição tem causa ou causas?

Até o momento, não se tem certeza absoluta de nenhuma causa específica para o Zumbido. São conhecidos, entretanto, alguns fatores que causam o Zumbido ou podem piorá-lo podem ser identificados:
  • acúmulo de cera nos ouvidos,
  • alergias,
  • ansiedade, depressão e estresse,
  • certos medicamentos (aspirina, alguns antibióticos, etc),
  • doenças cardiovasculares,
  • exposição ao barulho,
  • infecção nos ouvidos ou dos seios paranasais,
  • oclusão dental,
  • otosclerose,
  • problemas na articulação temporo-mandibular
  • hipotireoidismo
  • traumatismo de cabeça e pescoço
  • tumor no nervo auditivo,
A determinação da causa do zumbido no ouvido é de suma importância para obter-se êxito no tratamento.
Para entender melhor o zumbido, vamos considedrar o zumbido de duas formas:
  • zumbidos gerados pelo sistema auditivo.
  • zumbidos gerados pelo sistema auditivo, formado pelas estruturas próximas ao sistema auditivo.
Os zumbidos gerados pelo sistema auditivo são os mais freqüentes e podem se originar em qualquer local das vias auditivas, desde o conduto auditivo externo até o cérebro.
São divididos em sete principais grupos causadores.
Causas otológicas:
a princípio, qualquer doença ou distúrbio do ouvido pode vir acompanhado de zumbido, desde o ouvido externo (cera no conduto auditivo), ouvido médio (otite) e ouvido interno (ruido intenso).
Causas metabólicas:
alterações metabólicas, especialmente da glicose, triglicerídios e hormônios tireoideanos podem causar ou acentuar o zumbido.
Causas cardiovasculares:
devem ser analisadas, pois são doenças facilmente encontradas na população em geral. As mais comuns são: anemia, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, entre outras. De modo geral, essas doenças promovem uma diminuição do fluxo sangüíneo na cóclea (ouvido interno), provocando um zumbido agudo.
Causas neurológicas:
doenças neurológicas (esclerose múltipla), traumatismo de crânio, tumores, seqüelas de infecções neurológicas (meningite), entre outras, podem ser causa de zumbido. Algumas vezes, o zumbido pode ser referido na cabeça e não propriamente nos ouvidos.
Causas farmacológicas:
que merecem um alerta. O American Physician's Desk eference lista mais de 70 medicamentos que podem provocar zumbido como efeito colateral, entre eles: ácido acetilsalicílico (aspirina), antiinflamatórios, certos antibióticos e alguns antidepressivos.
Causas odontológicas:
segundo alguns autores, a disfunção da articulação têmporo-mandibular (ATM), bem como do aparelho mastigador podem causar zumbido.
Causas psicológicas:
ansiedade e depressão podem estar envolvidas com zumbido. Muitas vezes, é difícil diferenciar se isso é causa ou conseqüência ou mera coincidência, principalmente, no paciente que

Comentários

  1. oi o meu marido tem um chiado quando ele deita que parece ums gatinhos miando mais e tao forte que ele coloca o ovido dele no meu e eu escuto ok pode ser

    ResponderExcluir
  2. Isso aconteceu duas vezes: a primeira vez foi com minha filha. Ela acordou de madrugada dizendo que não conseguia dormir por que parecia que havia um bichinho no ouvido batendo asas.(Não sei se há alguma ligação, mas uns três dias antes ela tinha ido à piscina!). Pesquisei na internet para ver se havia uma solução e não encontrei nada. Então me lembrei de que quando minha filha era bebê o pediatra disse que o melhor remédio para dor de ouvido é azeite com alho. Resolvi tentar: Coloquei alho picadinho na frigideira e acrescentei mais ou menos uma colher de azeite. Deixei "fritar um pouco" sempre amassando o alho com uma colher de pau. Desliguei o fogo e esperei ficar bem morno (cuidado, não pode ser quente!). Com um pedaço de algodão pinguei umas gotas nos (dois) ouvidos da minha filha. Ela dormiu bem o resto da noite e nunca mais sentiu nada. Um mês depois, eu senti a mesma coisa. (Eu tinha ido à uma piscina de ondas: acho que entrou água no ouvido!). Fiz o mesmo procedimento apenas uma vez, e nunca mais senti nada. Estou compartilhando, pois de repente posso ajudar alguém. Meu nome é Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estava com essa sensação de um bixinho batendo assas, e no dia passado também tinha entrado na piscina e entro água somente em um dos ouvidos, justo o que estava incomodando, só coloquei um pedaço de algodão e voltei a dormir já ajudou.

      Excluir
  3. Bom eu to com um barulho de inseto no ouvido esquerdo nao sei oque mas toda vez que vou dormir agora fais uns 3 ou 4 dias que ta com isso e bem baixinho vai e volta paro agora ufa sera ser aida volto droga na hora que pensei volto hoje eu nao vou dormi lembro que entro agua us 4 ou 5 dias antes

    ResponderExcluir
  4. Antes pessei que era um bicho e falei se eu nao vou dormi ser também nao dorme e botei um fone de ouvido apesar de raramente eu usar e nao estou perto de barulhos altos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Galera, estou tomando Coenzima q10 e Taurina, e tive uma melhora significativa, não por completo, mas regredindo os sintomas do tinnitus.... Pode ser manipulado.O meu relato e que depois que eu inicie o tratamento, o zumbido vai e volta em torno de 3 dias, antes era interrupto!não custa tentar.

    ResponderExcluir
  7. Galera, estou tomando Coenzima q10 e Taurina, e tive uma melhora significativa, não por completo, mas regredindo os sintomas do tinnitus.... Pode ser manipulado.O meu relato e que depois que eu inicie o tratamento, o zumbido vai e volta em torno de 3 dias, antes era interrupto!não custa tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charles, por favor, quantas mgs de taurina e quantas miligramas de coenzima posso mandar manipular? Quantos comprimidos ao dia? Obrigada

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Do nada comecei a ouvir um som exatamente como se fosse a batida de um coração (da mesma forma quando você põe o ouvido no peito de alguém e ouve a batida) no mesmo dia parou. 3 dias depois voltou e a batida aumentou de velocidade, é como se eu estivesse ouvindo minha própria circulação sanguínea. Já faz mas de 24 horas que ouço continuamente o barulho e agora se assemelha mais a batidas de asas de borboleta. Por estranho que pareça o barulho não incomoda pela altura, apenas porque ainda estou assustado com isso. Vou por água com uma seringa (sem agulha é claro) assim como uma enfermeira fez no ouvido de um amigo. Não entrei em piscina, mas vai que é água e resolve né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to com a mesma coisa cara, vou tentar fazer isso tambem c:

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite. Estou ouvindo tipo asas de borboletas batendo dentro do meu ouvido (parecendo q a borboleta quer sair pra fora,slá
    ),junto com umas pontadas, n faço idéia do que seja, já coloquei algodao mas mesmo assim n resolve, não estou conseguindo dormir:(

    ResponderExcluir
  12. Estou do mesmo jeito parece q tem uma borboleta no meu ouvido.
    E só faz barulho qdo eu estou em silêncio(toda noite).
    Mas se eu faço algum movimento o barulho para.
    Alguém tem ideia do q seja?

    ResponderExcluir
  13. Estou com um problema no ouvido,toda vez que meto o dedo no meu ouvido,parece que mexe alguma coisa dentro do meu ouvido,o que eu faço pra resolver isso?

    ResponderExcluir
  14. Estou com um problema no ouvido,toda vez que meto o dedo no meu ouvido,parece que mexe alguma coisa dentro do meu ouvido,o que eu faço pra resolver isso?

    ResponderExcluir
  15. Estou com o ouvido como se tivesse fritando alguma coisa

    ResponderExcluir
  16. Gente alguem pode mim disse oqueo significa ( Hoje pela manhã acordei e eu senti no meu ouvido um barulho como fosse assas de borboleta no meu ouvido , aí só sentir esse barulho na hora que acoreia meio dia e agora pela a noite , só 3 veiz , e hoje foi a primeira vez que sente isso eu queria sabe o que , era alvalg pode mim explica....

    ResponderExcluir
  17. Eu até oenspe que fosse algo no meu cabelo , mas tomei bagnb penteie . Mas nada , aí qnd foi agora pela noite sentir a msm coisa de novo , mas por oopou sengunss ...

    ResponderExcluir
  18. oi, alguém pode me ajudar?
    ontem a noite deu barulho como se tivesse asas de borboleta, e continuou a noite toda, e agora ainda tem, da umas pausas e volta, agora parece mais trovejando sabe, da forte, ai da fraco, o que pode ser? alguém me ajuda?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN