TRANQUILIZE-SE- NINGUÉM VIU VOCÊ ENGOLIR O SEU ORGULHO.

alimentac3a7c3a3o-saudavel-5.jpg
Há quem considere o orgulho um ato de justiça para consigo mesmo, um reconhecimento, um mérito. Devendo existir com o único objetivo da autopromoção. Nesse caso, o orgulho pode ser facilmente confundido com a vaidade e com a soberba. Fernando Pessoa, classifica esse tipo de sentimento como natural do homem: "[...] o orgulho é a consciência (certa ou errada) de nosso próprio mérito, a vaidade, a consciência (certa ou errada) da evidência de nosso próprio mérito para os outros. Um homem pode ser orgulhoso sem ser vaidoso, por ser ambas as coisas vaidoso e orgulhoso, pode ser – pois tal é a natureza humana – vaidoso sem ser orgulhoso." (Obra em prosa – Ideias estéticas da literatura/literatura europeia – Editora Aguilar, Rio de Janeiro, página 312). Nesses casos, a vaidade caminha de mãos dadas com o orgulho, o casamento perfeito, já que um fortalece o outro: "muitos homens têm um orgulho que os leva a ocultar os seus combates e apenas a mostrarem-se vitoriosos" (Honoré de Balzac). Jane Austen, autora de "Orgulho e Preconceito", afirmava que: "a vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho relaciona-se mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós." Por outro lado, há quem considere o orgulho uma defesa da própria alma, que permite ao homem a não se sujeitar a situações desgastantes. Entendem o orgulho como um sentimento bom e que não deve ser visto como pejorativo ou destruidor. Admitem que o orgulho sucede de uma dor e que, indiferente da causa da mesma, o sentimento tenta neutralizar a dor causada por algo maior que ele. O orgulho nesse caso é visto como um sentimento nato de defesa. Não servindo apenas para sobreviver a perigos físicos, mas para prosperar em circunstâncias sociais complicadas, de maneiras nada óbvias.
Voltaire tinha um dos pensamentos mais completos do tema: "O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes em nunca falar de si." O orgulho aqui, não tem relação nenhuma com os sentimentos inferioridade ou autodepreciação. É um senso de respeito por si próprio, no estilo "não sou melhor que você, mas não admito ser humilhado". O grande problema encontrado nesses casos é encontrar pessoas que estejam dispostas a entender isso. Algumas pessoas costumam entender que orgulho é algo ruim, narcisista.
Em doses homeopáticas podemos comparar o amor a um remédio: na dose certa restabelece o equilíbrio emocional, em quantidades exageradas leva à loucura e, provavelmente, à morte.


© obvious: http://obviousmag.org/conversa_literaria/2016/nao-se-preocupe-ninguem-viu-voce-engolir-seu-orgulho.html#ixzz40AqwJrfl 
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

TEXTO DE PAMELA CAMOCARDI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN