LEGUMES E VERDURAS- CONVENÇA SEU FILHO A COME-LAS
Convença seus filhos a comer legumes e verduras
Uma das coisas com que as mães costuma sofrer é fazer os filhos comerem legumes e verduras em quantidade suficiente para oferecer uma alimentação balanceada. Afinal, não dá para ter um filho saudável com nugget e batata frita, né?
Com certeza disso a minha mãe não sofreu. Sempre tive uma ótima relação com a comida: bato pratão – dando prejuízo em restaurantes –, nunca tive frescura para comer e hoje adoro cozinhar. Minha mãe sempre me acostumou a comer salada antes do prato principal – assim, reduzindo a fome – e não faltavam legumes e verduras na mesa, ainda que fossem em forma de suflê, sopa ou escondidos no feijão.
Tenho amigos que, quando crianças, precisaram tomar uma colherada do famoso Biotônico Fontoura (quem não lembra da musiquinha do comercial? haha) antes das refeições para abrir o apetite. Por isso, as mães vêm colocando em prática várias táticas para convencer as crianças a comer legumes e verduras. No Japão, fazer carinhas e desenhos com a comidapara estimular os japonesinhos a comer legumes e verduras já é um costume das mães há bastante tempo. Tanto que os bentôs (marmitinhas) criativos são vendidos até nas lojas.
Se seu filho faz cara feia na hora de comer, confira algumas ideias:
1 No dia a dia, sirva a mesma refeição do restante da família. Para incentivá-las a experimentar novos sabores, coloque alimentos diferentes e coloridos no prato – se sobrar um pouco, não haverá drama. O equilíbrio de comida e nutrientes é adequado para crianças a partir de 2 anos, em porções menores. Antes dos 5, porém, talvez os pequenos precisem de uma dieta um pouco diferente, que deve incluir:
- Leite integral, entre 1 e 2 anos, e integral ou semidesnatado entre os 2 e os 5 anos. Leite desnatado não fornece tanta vitamina A, importante para o desenvolvimento do sistema imunológico.
- Pequenas porções de comida calórica, já que as crianças precisam de energia para o crescimento, mas ainda têm estômagos pequenos. Nozes, sementes, ovos e sardinhas contêm gorduras saudáveis. (Crianças menores de 5 anos não devem comer nozes inteiras, pois correm o risco de engasgar.)
- Muitas frutas e legumes, tanto nos lanchinhos quanto nas refeições. A porção ideal para as crianças tem o tamanho da mão delas fechada.
Faça carinhas e desenhos com a comida. O vídeo abaixo ensina o passo a passo de montar um panda divertido:
2 Num prato bonito, coloque pequenas porções de queijo em cubinhos, pepino em fatias, tomate e abacate picado, biscoitos de aveia com um pouco de cream cheese, um montinho de uvas ou morangos, maçã desidratada e outros ingredientes saborosos. É uma boa maneira para usar sobras e as crianças acharão uma delícia.
3 Prepare um sanduíche com queijo, alface, tomate e legumes variados, e monte um rosto acrescentando “cabelo” de brócolis, “olhos” de pepino e uma “boca” sorridente de tomate.
4 É importante acostumar as crianças a verem legumes no prato. Se seu filho é enjoado, porém, alivie um pouco da pressão misturando os alimentos a molhos de macarrão e acrescentando ingredientes à cobertura da pizza.
5 Corte um melão maduro em fatias e retire as sementes. Faça um barquinho com ele e “embarque” legumes ou frutas pequenas, como uvas, jabuticabas, amoras etc. Fatias de laranja em palitos de dente podem ser as velas. Crianças menores vão precisar de ajuda para comer o barquinho.
Veja a seguir outras ideias:
Com dedicação e muita paciência para montar os pratos, com certeza seu filho vai parar de resistir à comida e perceber como comer legumes e verduras pode ser delicioso e divertido!
BLOGSELEÇÕES.COM.BR
Comentários
Postar um comentário