SE DER VONTADE DE COMER DOCE.......NÃO COMA !!!!!!!
11 dicas para driblar a vontade de comer docesChocolate, sorvete, bolo…são algumas das delícias que muitos não conseguem abrir mão.
Só que, infelizmente, para perder peso, é preciso abrir mão dessas e qualquer outra delícia açucarada!
E muitos podem ser os fatores que levam alguém a não poder viver sem um doce, desde tédio, stress, fome ou apenas gula. E se você é uma dessas pessoas que não conseguem viver sem um docinho, nada de desistir da dieta, pois vamos mostrar aqui alguns truques para driblar a vontade de comer doces, para enganar essa tentação.
Veja como driblar a vontade de comer doces
Antes de mais nada, vale saber que os doces têm uma ligação direta com a ideia de felicidade, por isso, é impossível ir a alguma festinha onde eles não sejam presença obrigatória.
Na verdade, os doces fornecem energia ao organismo e estimulam a produção de um hormônio ligado ao bem-estar, a serotonina, que provoca uma sensação de prazer que é quase tão viciante quanto uma droga, pois o corpo acaba querendo sempre mais. E é exatamente esse o motivo dessas guloseimas estarem entre as piores vilãs de qualquer dieta.
Mas…a boa notícia é que é possível enganar o cérebro para reduzir o apetite por doces, e o maior aliado nessa tarefa é o exercício físico, pois, segundo estudos, logo após praticar uma atividade física, as pessoas tendem a ter menos vontade de comer açúcar, gordura e carboidratos, sem falar que eles podem ajudar a controlar fatores como o stress e a ansiedade, que também são sabotadores da dieta.
Bem, mas chega de papo e vamos logo ver quais são as 11 dicas para driblar a vontade de comer doces:
1. Pratique exercícios
Além de tantos benefícios para a saúde e à estética, a atividade física também diminui a vontade de comer doces.
Segundo estudos, logo após se exercitar, as pessoas se sentem menos propensas a comer alimentos ricos em carboidratos, açúcar e gordura, e isso, porque a atividade física estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar no organismo.
2. Não pule o café da manhã
Acredite, pular o café da manhã pode aumentar o desejo por guloseimas, ainda mais que essa refeição é a responsável por fornecer energia para o organismo começar o dia, portanto, se ignorá-la poderá fazer com que o organismo busque outras fontes rápidas de energia, como o doce.
3. Beba pouco líquido durante as refeições
Se não puder evitar, ao menos, beba pouco liquido durante a refeição, pois ele faz com que a comida se mova mais rapidamente do estômago para o intestino e como a presença de comida no estômago é o que promove a sensação de saciedade, misturar líquido com sólido pode acabar fazendo a fome aparecer mais cedo.
E coma devagar, mastigando bem os alimentos, para fazer com que o organismo se sinta satisfeito e esqueça qualquer vontade de comer doces.
4. Invista em fibras e proteínas
Se quiser prolongar a sensação de saciedade, invista em alimentos ricos em fibras e proteínas. Consuma alimentos como:
- ovos
- peixes
- carnes magras
- frutas
- legumes
- verduras
5. Não exagere no consumo de carboidratos
Tente restringir ao máximo a quantidade de carboidratos no dia a dia, pois eles acabam liberando insulina no sangue, que ativa a região cerebral responsável pela sensação de fome, aumentando, assim, o apetite.
6. Coma de 3 em 3 horas
Procure comer de 3 em 3 horas, pois ficar muitas horas sem nada no estômago fará com que o organismo busque uma fonte rápida de energia para manter seu funcionamento, e com fome, dispara a vontade de comer carboidratos e açúcares. Procure fazer pequenas refeições a cada três horas.
7. Substitua o doce por uma fruta
Se por um lado a sacarose (açúcar dos doces) tem absorção rápida, pois é fácil de ser quebrada, a frutose (açúcar das frutas) demora mais para ser absorvida pelo organismo, o que prolonga a sensação de saciedade. Por isso, sempre que possível, troque um doce por uma fruta.
8. Se tiver que comer doce…que seja logo após a refeição
Se bater uma vontade incontrolável de comer doce, coma uma sobremesa na próxima refeição, pois, assim, o perigo de exagerar é menor, já que o organismo já estará saciado.
9. O que os olhos não vêm o coração não sente…evite olhar para os doces
Não desperte o seu lado guloso…mantenha os doces longe do campo de visão, ou melhor ainda, não tenha na despensa ou geladeira para não cair em tentação.
10. Vá diminuindo o consumo de doce aos poucos
Uma dica também bem eficaz é cortar os doces devagarinho, pois se cortar de uma vez pode provocar uma espécie de abstinência, que levará a um posterior abuso de açúcar.
Procure parar gradativamente,embora, quem tem compulsão alimentar semelhante a um vício em drogas, deva cortar o açúcar de uma vez.
11. Procure controlar a ansiedade e o stress
Os doces liberam serotonina, hormônio que causa a sensação de bem-estar, por isso, muitas vezes são usados como antidepressivos, portanto, se controlar a ansiedade e o stress, praticando atividades que possam servir como fonte de prazer, poderá ajudar a diminuir o desejo de comer doce.
SITEDEBELEZAEMODA.COM
Comentários
Postar um comentário