CUIDADOS COM A PELE NEGRA


A pele negra e seus cuidados específicos

Ela envelhece em menor velocidade, possui mais firmeza e elasticidade, além de ser linda e sensual, estamos falando da pele negra, que apesar de possuir algumas vantagens sobre a pele branca, ao contrário de alguns mitos por aí, necessita de cuidados específicos sim. A principal diferença entre a pele negra e a branca é a melanina, responsável pela pigmentação, que funciona como uma espécie de protetor solar natural e, por isso, diminui a propensão aos tumores cutâneos, minimizando o fotoenvelhecimento. A maior firmeza da pele negra em comparação com a branca assim como a elasticidade, se deve ao fato dos fibroblastos, elementos responsáveis pela produção de colágeno, serem bem mais ativos. Ok, são muitas as vantagens, mas, isso não significa que os cuidados não devam ser intensos, pois apesar dessa e outras vantagens, pessoas com a pele negra são mais propensas a terem problemas como manchas, oleosidade excessiva e, consequentemente,acne, foliculite e até câncer de pele. Então, convencida que a pele negra precisa de cuidados específicos?

A pele negra e seus cuidados específicos

Filtro solar sim!

Primeiramente é preciso acabar com alguns mitos em relação à pele negra, tal como em relação a proteção solar que, ao contrário do que muitos pensam, é indispensável SIM! Para quem não sabe, até pelo fato da pele negra não ficar avermelhada quando superexposta ao sol, e assim não dar o alerta de que está sendo prejudicada, o uso de protetor solar se torna fundamental, indispensável mesmo, porque este tipo de pele tem predisposição à hiperpigmentação, e já que a quantidade de melanina é maior na pele negra, ela precisa ser mais protegida que as outras, para não pigmentar demais.

filtro solar para pele negra
Que fique bem claro, então, que a exposição solar sem a devida proteção aumenta o risco de câncer de pele, e peles devem usar diariamente, no mínimo, um fator de proteção solar 30, que protege contra a degeneração do DNA das células.

Combater a Oleosidade

Aprenda Combater a Oleosidade da pele negra
A pele negra é bem mais resistente ao envelhecimento, tudo graças aos fibroblastos, elementos que são responsáveis pela produção de colágeno, porém, acabam sofrendo com o excesso de oleosidade, que pode resultar em acne e até manchas, se não for tratado corretamente. Por isso, a recomendação é higienizar o rosto duas vezes ao dia, de preferência com sabonetes líquidos, para evitar a formação de cravos e espinhas.

Ainda em relação à oleosidade, a pele negra por ser mais oleosa e também possuir pelos encaracolados, facilita o aparecimento de pelos encravados e a foliculite, que é uma inflamação e pode ser confundida com espinha. Então, para evitar esse problema, assim como as manchas que podem surgir em decorrência dele, a dica é apelar para uma esfoliação semanal, que é uma ótima alternativa.

dicas para cuidar da pele negra
A pele negra tem grande propensão ao aparecimento de manchas, causadas principalmente por acne, queimaduras, procedimentos cirúrgicos ou estéticos, o que significa que é preciso ter muita cautela na hora de escolher determinados tipos de tratamentos, eles devem ser feitos com agentes menos agressivos, para evitar uma possível ‘reação’ da melanina, o que pode acarretar o surgimento de mais manchas.

Prevenir o envelhecimento

Veja como Prevenir o envelhecimento da pele negra
E assim como tudo, com o envelhecimento é a mesma coisa, é sempre melhor prevenir do que tratar, por isso, procure usar produtos como um BB Cream, desde cedo, que é uma forma simples e eficaz de prevenção.

Hidratar

Por apresentar uma epiderme mais espessa, a pele negra é mais resistente a agressões externas, o que, por outro lado, também dificulta a absorção satisfatória dos principais ativos dos hidratantes, o que acaba fazendo com que muitas vezes a pele resseque e apresente manchas esbranquiçadas. A dica, então, é reforçar a hidratação diária ao máximo, especialmente nas regiões mais ressecadas, evitar banhos longos e excessivamente quentes e o uso de buchas e outros esfoliantes, que podem acabar agredindo a pele, causando mais ressecamento ainda.

Dicas de beleza para pele negra:

Dicas de beleza para pele negra
  • Por possuir uma maior concentração de melanina, a pele negra tem mais tendência a sofrer com manchas, para evitá-las, é necessário usar filtro solar livre de óleo, para o dia a dia, a dica é usar o fator 15 e quando for à praia, usar no mínimo fator 30.
  • A pele negra tem mais propensão ao ressecamento, por isso, hidratar sempre é imprescindível, p.a dica é abusar dos sabonetes hidratantes e cremes pós-banho, que são ótimas opções para acabar com o problema.
  • Como o sabonete pode interferir diretamente na saúde da pele, a dica é preferir os produtos líquidos e de PH neutro, que são os mais adequados por não serem tão agressivos

  • sitebelezaemoda.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN