Café heroi ou vilão?
seg, jul 9, 2012- Fonte wwwphloraceae.com.br
A discussão entre os benefícios e os males que o café provoca no organismo humano se arrasta há anos. Porém, recentemente, o café vem sendo tratado muito mais como herói do que como vilão da saúde.
A professora Josiane Vignotto, do departamento de Bioquímica e Biotecnologia da Universidade Estadual de Londrina, realizou doutorado a respeito do café – um estudo de nove anos desenvolvido dentro de uma indústria em Cornélio Procópio (distante 65 km). Ela conta que o ideal são três ou quatro xícaras de café por dia e aponta como propriedades da bebida, benéficas à saúde, o ácido clorogênico, que ajuda a reduzir os riscos de diabetes tipo 2, polifenois, substâncias que reduzem o desenvolvimento de doenças do fígado, como cirrose, e os antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
A cafeína também é responsável pela redução dos problemas cardiovasculares, segundo o cardiologista Roberto Rodrigues Queiroz. “Se a pessoa fizer ingestão moderada de café, em torno de quatro xícaras, ela terá queda da pressão arterial, dos níveis de colesterol e menor chance de ter um AVC [Acidente Vascular Cerebral]. Já há estudos publicados dizendo que a chance de a pessoa ter morte por qualquer causa é menor se tomar café corriqueiramente.” O cardiologista afirma que o café não estimula arritmia cardíaca, desde que tomado regularmente. “A pessoa que nunca tomou, se tomar algumas xícaras de café o efeito é estimulante e o coração vai acelerar, mas é momentâneo.”
A dermatologista Luisa Raizer Meneghel destaca que estudos em ratos estão mostrando a eficácia do café para a pele. “Diminui os malefícios da radiação solar e também há indícios da diminuição do câncer de pele. Muito já se ouviu que o café, pelo contrário, seria prejudicial para a pele, mas está provado que não”, assegura a dermatologista.
Mas Meneghel alerta que outras doenças pioram com consumo do café, como o caso da rosácea (vermelhidão principalmente na região central da face). Ela destaca o uso tópico do café. “Serve para melhorar olheira, vasodilatação e, consequentemente, a circulação” explica. Produtos de beleza também estão utilizando a cafeína em seus compostos. “Principalmente para celulite e gordura localizada, pois quando você passa o creme o café serve como estimulante também, melhorando a penetração de outras substâncias, a circulação da pele, flacidez e celulite.”
O café mantém a velha fama de tirar o sono de quem precisa se manter acordado. Esse foi o motivo que inicialmente levou a estudante Beatriz Lima de Castro a intensificar o consumo. “Era época do terceiro colegial. Já hoje ele me relaxa. Me sinto bem, me acalma. Deve ser semelhante à sensação de um fumante com o cigarro. No meu corpo, é como uma droga, só que lícita.” A estudante toma cerca de 600 ml de café por dia e nunca teve problemas com a bebida.
Fonte: http://www.jornaldelondrina.com.br/
Comentários
Postar um comentário