CUIDADO COM A LINGUA !
CÂNCER DE LÍNGUA
Uma mancha avermelhada em um dos lados da língua deve ser analisada, pois pode ser uma lesão que leva ao câncer. A maioria dos cânceres bucais localiza-se nas laterais da língua ou no assoalho da boca (onde fi ca o freio da língua). Em seu estágio inicial, é indolor, mas o diagnóstico pode ser confi rmado durante exames de rotina realizados pelo dentista.
ABAIXO O CIGARRO
Além de vários tipos de câncer, fumar também pode causar a perda do paladar - chamada de ageusia. A perda deste importante sentido também pode ser provocada por radioterapia de pescoço e cabeça e pelo uso de alguns medicamentos contra câncer ou depressão.
FUNGO DO MAL
A candidíase, mais conhecida como "sapinho", é causada por fungos e se caracteriza por manchas avermelhadas e brancas na língua e no resto da cavidade bucal ou feridas no canto da boca. É desencadeada pela queda de resistência do organismo e o tratamento é simples: consiste na aplicação de remédios antifúngicos.
ESCOVAR OU NÃO? | ||
Os especialistas em medicina tradicional chinesa dizem: não se deve escovar a língua, pois através do seu aspecto, é possível detectar uma série de desequilíbrios no organismo (veja quadro). No entanto, para a medicina ocidental, a cobertura da língua, aquela camada esbranquiçada conhecida como saburra, é fonte de alimentos para bactérias que causam mau hálito (halitose). A falta de higienização adequada da língua é, para os especialistas ocidentais, a causa principal da halitose. Por isso, para eles, a língua deve ser escovada todos os dias, com a escova de dentes ou com um limpador específi co para isso. Esses acessórios raspam a superfície da língua e são vendidos em farmácias. |
"Na medicina ocidental, a língua é avaliada com o objetivo de dar algumas referências quanto ao estado geral do paciente. Já na medicina oriental, o músculo é parte importante do diagnóstico", explica Paulo Farber, presidente da Sociedade Científi ca de Medicina Complementar. Isso porque os orientais a enxergam como o "espelho do interior do organismo". O clínicogeral Alex Botsaris, especialista em medicina chinesa, diz: "pela visão oriental, a língua recebe prolongamentos de quase todos os meridianos do corpo, o que permite que a energia dos órgãos vitais seja visível nela". Mas, como isso nunca foi comprovado na prática, o exame da língua deixou de ser usado pelos médicos do Ocidente - a não ser em casos específi cos, como anemia (distúrbio que deixa a língua amarelada). Conheça alguns sinais que podem indicar problemas:
Língua inchada com marcas de dente e saburra (cobertura) grossa: retenção de líquidos ou má digestão
Saburra em pedaços: má digestão
Saburra preta: mostra um desequilíbrio importante, geralmente é alguma doença grave
Língua com partes da saburra faltando: gastrite
Saburra amarelada: gripe
Comentários
Postar um comentário