CUIDADOS COM A BOCA
Cuidados importantes com a boca
- Equipe Oncoguia
- - Data da última atualização: 05/04/2012
As várias modalidades do tratamento oncológico provocam manifestações na boca que podem ser prevenidas, tratadas e controladas pelo dentista especializado nesta área: o Oncoestomatologista.
A prevenção e o tratamento das doenças da boca devem se iniciar previamente a qualquer tipo de intervenção recomendada pelo Oncologista (cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia, etc.).
É muito importante que haja uma adequação saudável entre o meio bucal, através da eliminação de processos inflamatórios e infecciosos agudos e crônicos e uma orientação rigorosa da higiene a ser mantida com escovas, creme dental, soluções e produtos elaborados individualmente para cada caso.
As manifestações desagradáveis na boca provocadas pela quimioterapia e/ou radioterapia localizada, aparecem imediatamente após o inicio do tratamento:
- Dificuldade para falar, se alimentar e engolir, provocadas pela diminuição da saliva e sensação de boca seca (xerostomia).
- Inflamação e dor na mucosa bucal (mucosite, glossite e aftas).
- Aumento de bactérias cariogênicas e periodontogênicas (cáries, gengivite e periodontite).
- Infecções oportunistas por fungos e vírus (candidíase e herpes).
O agravamento destes quadros poderá acarretar na paralisação do tratamento proposto e/ou internação hospitalar para recuperação do paciente.
O dentista especializado dispõe de recursos terapêuticos para se interpor na evolução das doenças secundárias induzidas pelo tratamento do câncer.
Hoje em dia, muitos são os produtos oferecidos pelo mercado farmacêutico:
- Oral Balance, Salivan, etc, que podem substituir a saliva.
- Cremes dentais.
- Enxaguatórios antiinflamatórios, antitártaro, anticárie.
- Soluções oxidantes.
- Desagregantes bacterianos.
- Outras formulações que poderão atenuar tais manifestações.
Neste processo, é também importante o aconselhamento e o controle nutricional quanto ao tipo, qualidade, quantidade calórica e consistência da ingestão diária de alimentos que ajudem na recuperação do paciente com câncer.
Dr. Gilceu Pace
Cirurgião Dentista especialista em Oncoestomatologia
Colaborador
Comentários
Postar um comentário