Os lírios são flores nativas da Europa, América do Norte e Ásia, com alguns exemplares nos trópicos. Hoje as principais espécies de lírios criados são híbridos, ou seja, feitos a partir de cruzamentos de diversas espécies, criados para vaso ou para corte.
Os lírios são muito desejados para confecção de buquês, arranjos e para enfeite de jardim e precisam de cuidados especiais. Confira as dicas abaixo
Os lírios são muito desejados para confecção de buquês, arranjos e para enfeite de jardim e precisam de cuidados especiais. Confira as dicas abaixo
- O primeiro passo para cuidar de lírios é identificar a espécie que você quer. As três espécies mais comuns são:
- Lírios orientais: possuem flores grandes e perfume característico.
- Lírios longuiflorum: nas cores branca e creme, com flores grandes.
- Lírios asiáticos: quase sem perfume, com flores pequenas, mas com uma grande quantidade de cores fortes. - 2Escolha o local ideal para plantar o lírio, para que ele cresça saudável e bonito. Você pode plantá-lo diretamente no vaso ou no jardim, mas para que ele tenha uma maior vitalidade, prefira o vaso.
Escolha a terra ideal para plantar o seu lírio, que é o solo com leve a alta fertilidade, podendo ser comprada nas principais casas de jardinagem.
Para cuidar de lírios no vaso, fique atento para a quantidade de sol. O lírio precisa de uma boa iluminação e precisa receber grandes banhos de sol durante períodos previamente estabelecidos, e evite sol muito forte nas mudas.
O ideal é que os banhos sejam das 7h às 10h e das 16h às 18h. O sol ajuda na fotossíntese, que é a transformação dos minerais e água na alimentação da planta, deixando-a mais forte. - 3A água é um dos elementos mais importantes para a planta. O substrato (terra do vaso ou no chão) não deve ficar completamente seco, por isso precisa ser regado sempre que necessário.
Outro ponto importante é que a água não deve ficar acumulada, para fazer a drenagem do vaso, faça furos antes de plantar, para que a água escorra e não fique acumulada no pratinho. No inverno, continue regando desta forma, pois, apesar das folhas caírem, o lírio é resistente a baixas temperaturas. - 4Quando o lírio morre é possível realizar um procedimento para que ele rebrote, que é muito eficiente, apesar de não ser totalmente garantido. Continue molhando o vaso da planta por aproximadamente três meses depois da morte da flor.
Após esse tempo, espere que a terra esteja completamente seca, retire os bulbos e coloque em um saquinho com brita. Coloque na gaveta da geladeira por mais quatro meses, e depois desse período, plante novamente. Nos primeiros dias, mantenha o vaso em um local arejado e fresco, quando os brotos surgirem leve para um local iluminado.
ele resiste ao calor??oque fazer?
ResponderExcluir