Alerta a população
Este ano foram registrados mais de 16 mil casos entre os meses de fevereiro e abril no Rio de Janeiro. Devido a isto, a população deve estar atenta para os riscos de um novo surto da doença na cidade.
A conjuntivite causa inflamação na membrana que recobre a parte externa do olho (conjuntiva).
Por ser uma doença viral não possui tratamento, remédio ou vacina. Por isso, o único meio de combater a doença é a prevenção.
O que é Conjuntivite?
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas.
Quais as principais causas?
· Contaminação do olho com bactérias ou vírus. Os dois tipos de infecção são contagiosos. As virais são as que mais freqüentemente causam epidemias.
· Irritação química é outra causa de conjuntivite. Os causadores podem ser a poluição do ar, sabonetes, spray, maquiagens, cloro, produtos de limpeza, etc.
· Alguns indivíduos apresentam conjuntivite alérgica (sazonal), devido a alergia a polens.
Como a conjuntivite é transmitida?
Pode ser através do contado direto com secreções oculares de uma pessoa infectada transmitidos principalmente pelas mãos, por toalhas, cosméticos ou indiretamente por meio de instrumentos, superfícies ou soluções contaminadas. É muito comum a contaminação dentro do meio familiar, isto é, o contato direto e indireto de um indivíduo infectado com outro da mesma família.
Quais são os sintomas?
A combinação de vários sintomas pode estar presente na conjuntivite como: coceira, olhos avermelhados e lacrimejando em excesso, visão embaçada e sensível à claridade, inchaço das pálpebras, e ainda pode ocorrer também dor de cabeça, mal-estar geral e inflamação nos gânglios.
Quais são os métodos preventivos?
Evitar por as mãos nos olhos e mantê-las sempre limpas. Por ser uma doença transmitida através do contato com qualquer coisa contaminada, os cuidados com a higiene devem ser rigorosos.
Não compartilhar travesseiros, toalhas de rosto e de banho, sabonetes, óculos, maquiagem ou qualquer outro objeto de limpeza.
Limpar os olhos somente com materiais descartáveis.
Não freqüentar ambientes coletivos como shoppings, cinemas, piscinas e praias.
Os pacientes devem ser afastados do ambiente de trabalho e escola para evitar a cadeia de transmissão da doença, por um período de 15 dias.
Referência Bibliográfica:
· Barza, Michael(ed); Baum, Jules(ed); Moellering, Robert(ed). Ocular infections / Ocular infectionsPhiladelphia; W.B. Saunders; Dec. 1992. 769-1003 p. ilus. (Infectious Disease Clinics of North America, 6, 4).
Comentários
Postar um comentário