DOR SERVICAL-SAIBA COMO ALIVIAR

Melhore a postura e alivie a dor cervical

Melhore a postura e alivie a dor cervical
Quem nunca sofreu com dores cervicais? Essa incômoda tensão nos músculos, que rodeiam o pescoço e que não permite movê-lo normalmente, aparece em quase todas as pessoas em algum momento, devido, por exemplo, à má postura ao trabalhar, ver televisão ou sentar em frente ao computador.

A boa notícia é que existem várias maneiras de exercitar e fortalecer os músculos da zona cervical para evitar a dor, certas posturas que devemos adotar e os remédios que aliviarão a dor. Continue lendo para conhecer mais sobre a dor cervical!

O que é a dor cervical e quais são suas causas?


O termo “dor cervical” faz referência aos incômodos em diversas estruturas do pescoço: músculos, vértebras, ossos e discos intervertebrais.
Umas das causas mais frequentes de dor cervical é a tensão ou contratura dos músculos da área, provocada por atividades cotidianas, como dormir em uma posição incômoda, estar inclinado sobre uma mesa durante horas, ter o monitor do computador muito alto ou muito baixo, ou torcer e girar o pescoço com movimentos de “chicotada”, enquanto realiza exercícios físicos.
Outras causas de dor cervical podem ser: fibromialgia, artrite cervical, ruptura de um disco, ou pequenas fraturas devido à osteoporose, entre outros. 
Uma informação muito importante: se as dores cervicais vêm acompanhadas de febre, dor de cabeça e rigidez no pescoço, consulte imediatamente o médico, pois pode ser um caso de meningite.

Como agir em caso de dor por contraturas musculares


  • Tome analgésicos de venda livre, como, por exemplo, ibuprofeno.
  • Aplique gelo na região dolorida nos primeiros dias. Depois, aplique calor, com almofadas térmicas ou compressas quentes.
  • Realize exercícios: mova lentamente a cabeça de um lado a outro, para cima e para baixo, mova, também, a cabeça de lado em direção ao ombro. Estes exercícios ajudam a estirar suavemente os músculos do pescoço.
  • Se isso não aliviar totalmente, uma boa ideia é contratar um massagista profissional. Eles sabem como aliviar contraturas musculares com as mãos.
  • Outra opção é procurar um médico, ele pode receitar analgésicos mais potentes, relaxantes musculares e um colete cervical, se for necessário.

dor-no-pescoco

Como evitar as contraturas no pescoço


  • Utilize técnicas de relaxamento e exercícios para liberar o estresse e relaxar os músculos. Pode ser ioga, meditação ou qualquer outra opção que ajude a relaxar.
  • Aprenda a realizar exercícios de alongamento para os músculos do pescoço.
  • Adote uma boa postura ao trabalhar na escrivaninha ou em frente ao computador: as costas devem estar bem apoiadas e o monitor na altura dos olhos.
  • Não permaneça muitas horas na mesma posição. Uma vez ou outra, tire alguns minutos para levantar da cadeira, mudar de posição, realizar exercícios de alongamento para o pescoço e relaxar um pouco, antes de continuar o trabalho.
  • Tenha uma almofada que se adapte bem a forma de seu pescoço. Verifique também se seu colchão está firme o suficiente para sustentar seu corpo sem afundar.  

A dor cervical causada por contraturas musculares é uma queixa muito frequente nos consultórios médicos e ausências no trabalho. No entanto, seguindo estas simples regras, a dor pode ser prevenida, mas caso apareça, pode ser aliviada em poucos dias.

MELHORCOMSAUDE.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE SÃO MARCOS PARA ACALMAR VALENTÕES

ANIMAIS ESTRANHOS QUE COM CERTEZA VOCÊ NUNCA VIU