ROMÃ FRUTA NOBRE

Romã, uma fruta que limpa as artérias

Romã, uma fruta que limpa as artérias
A Romã é uma fruta com alto poder antioxidante, rica em vitaminas, que possui múltiplos benefícios medicinais.

Diversas partes da fruta são usadas para diferentes doenças, entre elas estão destacadas as propriedades de reduzir o risco de ataques cardíacos, melhorar o fluxo sanguíneo para o coração e manter as artérias livres de depósitos de gordura.
Vários estudos têm demonstrado que a romã é uma das frutas que mais possui propriedades. Tem alto teor de vitamina C, também de vitamina B5 (ácido pantotênico), fenóis naturais, potássio, vitamina A, vitamina E e ácido fólico. Além disso, tem altos níveis de antioxidantes, os quais combatem os radicais livres e impedem o envelhecimento celular.
São usadas da romã as sementes, flores, casas etc, e em muitos casos recomenda-se o suco, que permite extrair suas propriedades facilmente.

roma2006

A romã e as artérias


Um estudo recente demonstrou que a romã pode prevenir e inclusive reverter à causa principal do óbito por motivos cardíacos, que é o aumento progressivo das artérias coronárias, devido ao acumulo de depósitos de gorduras, conhecidos comoarteriosclerose.
A arteriosclerose pode ser causada pela hipertensão, o estresse oxidativo e principalmente pelo colesterol, e são três desequilíbrios que a romã combate diretamente.
O suco de romã tem demonstrado reduzir a arteriosclerose em 25% dos pacientes observados em um estudo.

suco-roma-quinn-anya

Que outras propriedades ela possui?


  • Reduz o desenvolvimento de catarata
  • Melhora o diabetes
  • Tem propriedades anti-inflamatórias
  • Fortalece ossos e músculos
  • Alivia o estresse
  • Ajuda a diminuir os níveis de colesterol LDL “mau”
  • Diminui ligeiramente a pressão arterial
  • Ajuda a prevenir vários tipos de câncer, especialmente o de próstata
  • Previne o acumulo de gordura abdominal
  • Ajuda a prevenir o desgaste da cartilagem
  • Sua propriedade adstringente ajuda a prevenir a diarreia (as pessoas com constipação não devem abusar do suco de romã), especialmente se usarmos a infusão da casca e a casca da árvore
  • Elimina parasitas intestinais
  • Reduz a placa bacteriana nos dentes e possui efeitos antibacterianos. Na Índia, são usadas as partes brancas e amargas da romã como ingredientes em cremes dentais naturais
  • Protege a pele dos raios ultravioletas (aplicada topicamente)

Como consumi-lo


Podemos consumir naturalmente, preferencialmente em jejum.Muitas pessoas não a consomem assim pela dificuldade para extrair as sementes. Basta que cortemos a romã ao meio e com uma colher vamos retirar a casca. Também podemos cortar em quatro partes para retirar as sementes com mais facilidade.
Também podemos fazer suco com as sementes. Atualmente, muitas ervas e produtos dietéticos também comercializam. Tanto se nós mesmos preparamos como se comprarmos, é importante evitar o açúcar branco. Em vez disso, podemos adoçar com um pouco de mel. Este suco deixa uma sensação um pouco áspera na língua, devido aos taninos, que possuem propriedades adstringentes. Também podemos mesclar este suco com maçã, laranja, cenoura, gengibre etc, para desfrutar das múltiplas propriedades.
Também podemos obter o extrato da casca, que possui um poder antioxidante e ainda mais efeitos sobre o colesterol que a polpa.
O óleo da semente de romã nos ajuda a conseguir efeitos profundos em nosso organismo e a aproveitar suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso, este azeite pode ser usado para melhorar o estado da pele, graças ao seu alto poder antioxidante, para prevenir rugas, firmar e regenerar a pele e retardar seu envelhecimento. Também, ajuda a aliviar a pele irritada e com coceira.
As flores da romã, que são muito adstringentes, são usadas também em infusões para as diarreias e podem ser aplicadas externamente. Para preparar a infusão são necessárias 30 gramas de flores por litro de água, deixando-as repousar durante 15 minutos.

roma-flor-four-years

A infusão das folhas de romã nos ajuda a prevenir a anemia, se tomarmos 3 copos ao longo do dia, durante pelo menos dois meses.
Seja qual for a forma escolhida, devemos tomar pelo menos durante 3 meses e avaliar seus efeitos.
Recomendamos consultar sempre um médico de confiança, já que alguns alimentos podem interferir nos efeitos de alguns medicamentos.

melhorcomsaude.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN

CONCURSOS QUE ROLAM PELO BRASIL,ABRINDO INSCRIÇÕES