ESCOLIOSE SAIBA MAIS
Saiba mais sobre a escoliose
A escoliose caracteriza-se pelo encurvamento da coluna vertebral, que pode ocorrer no meio desta ou lateralmente.
Principais Causas
Antes de tudo, vale ressaltar que há tipos distintos de escoliose: a congênita, a neuromuscular e idiopática.
A escoliose congênita ou de nascença é proveniente de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral ou até mesmo um problema na fusão das costelas durante o desenvolvimento do feto ou do bebê recém nascido.
Já a escoliose neuromuscular é derivada de problemas como fraqueza muscular ou paralisia decorrente de algumas doenças como paralisia cerebral, distrofia muscular, entre outras.
A escoliose idiopática ainda não possui causa conhecida e em adolescentes é o tipo mais comum.
É importante saber que algumas pessoas são mais propícias ao encurvamento da coluna e as meninas estão dentro deste grupo. O encurvamento geralmente é agravado durante o processo de crescimento.
Alguns sintomas
Você deve começar a suspeitar de escoliose quando um dos seus ombros parecer mais alto que o outro. Outros sintomas da escoliose podem incluir:
- Dor lombar e nas costas. É importante saber que a dor será persistente caso haja uma inflamação no tecido mole e desgaste dos ossos da coluna vertebral;
- Fadiga;
- Ombros ou quadris que parecem assimétricos;
- Coluna vertebral encurvada anormalmente para o lado;
- Fadiga na coluna vertebral após longa permanência de pé ou sentado.
Buscando ajuda médica
Assim que você se consultar com um médico, o mesmo realizará um exame físico, inclusive um teste de curvatura para frente, o que ajuda a definir a curvatura. O médico realizará diversos testes e exames para diagnosticar a escoliose. Alguns testes são:
- Exame com escoliômetro, que é um dispositivo que mede a curvatura da coluna vertebral;
- Raios X da coluna vertebral , frontais e laterais;
- Ressonância magnética;
- Exame neurológico com a finalidade de detectar mudanças na resistência, na sensibilidade ou nos reflexos, além de um exame de raio-x.
Tratamento do problema
O tratamento depende da causa da escoliose, do tamanho e da localização da curva, além de quanto crescimento o paciente ainda terá.
Caso a curvatura se agrave, o o uso de órteses é geralmente recomendado para ajudar a retardar a progressão da curva.
Se o caso for de cirurgia, é necessário esperar pelo momento apropriado para realizar tal procedimento. É preciso esperar o crescimento normal dos ossos para fazer uma intervenção cirúrgica.
Entretanto, pode ser que seu caso necessite de cirurgia antes disso, caso a curva na coluna for grave ou estiver se agravando rapidamente.
MELHORCOMSAUDE.COM
Comentários
Postar um comentário