GLAUCOMA- COMO PREVENIR-SE
O glaucoma é uma enfermidade nos olhos em que o nervo óptico é danificado e piora ao longo do tempo. O aumento de pressão interna no olho, chamada de pressão intraocular, é a incapacidade do olho para drenar o fluido (humor aquoso) de maneira adequada. Danos no nervo óptico podem levar à perda da visão e cegueira permanente em poucos anos, se o problema não for tratado.
Os dois principais tipos dessa doença são glaucoma crônico simples de ângulo aberto (mais comum) e glaucoma de ângulo fechado. No glaucoma de ângulo aberto, a estrutura dos olhos parece normal mas o fluido não passa adequadamente pelo dreno dos olhos, chamado de malha trabecular.
Já o glaucoma de ângulo fechado se caracteriza pela pouca drenagem do olho, devido ao ângulo entre a íris e a córnea, que fica então obstruída pela íris e resulta em visão turva.
Existem várias maneiras de tratar o problema. Os recursos vão desde colírios para os casos menos severos, microcirurgia para drenar o humor aquoso, ou vários procedimentos de cirurgia com raios laser.
Nota importante: Por favor, consulte um oftalmologista se você sofre de um dos sintomas desta lista abaixo, ou se você tem histórico de glaucoma na família. É importante fazer um exame completo nos olhos para minimizar os riscos nos estágios iniciais.
Causas externas:
Sintomas:
Pessoas com maiores riscos:
7 Medidas preventivas contra o glaucoma:
2) Exercícios para os olhos - Você pode praticar alguns exercícios fáceis para manter uma boa visão. Exercícios para os olhos previnem acúmulo de tensão e aguçam a concentração. Aqui estão alguns exercícios que você pode praticar em casa:
4) Aspargos - Talvez você não gostasse muito de aspargos quando era criança, mas agora, certamente apreciará os benefícios desse vegetal para a sua visão. Comer algumas hastes de aspargos por dia pode ajudar a prevenir cataratas e glaucoma. Aqui está uma interessante receita para você preparar:
Para ver conhecer ainda mais benefícios do aspargo e outras dicas de como prepará-lo, clique aqui.
6) Mirtilos - Essa poderosa frutinha é ótima para tratar de cegueira noturna e proteger contra degeneração macular dos olhos. Ela contém uma substância química chamada antocianosida, que possui propriedades anti-inflamatórias. Coma 1/2 xícara delas por dia, ou em forma de suplemento. Tome 160 mg de extrato de mirtilo (com 25% de antocianidina) duas vezes ao dia, ou várias vezes por semana. Consulte seu médico se você estiver planejando consumir mirtilos em forma de cápsulas.
Dicas extras:
- Não passe muito tempo na frente da tela da TV ou do computador, pois ambos contribuem para deixar os olhos tensos.
- Mantenha a tela de computador onde você está trabalhando a uma distância segura de 50/60 cm dos seus olhos.
- Invista num monitor antirreflexo para não cansar seus olhos.
- Use óculos de sol de boa qualidade para proteger seus olhos da intensidade dos raios de sol.
- Evite ler em locais onde a luz é fraca, pois isso aumenta a tensão nos músculos dos seus olhos.
- Use cosméticos de boa qualidade para proteger seus olhos.
- Não use óculos com lentes de grau inadequado para você.
- Faça pausas visuais frequentes quando estiver ao computador, descansando os olhos a cada 20 minutos, aproximadamente.
- Tenha boas noites de sono para prevenir desconforto dos olhos e visão turva.
|
Nota: As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas
TUDOPOREMAIL.COM
|
Comentários
Postar um comentário