HOJE É DIA MUNDIAL DO COMBATE AO FUMO

Dia Mundial de Combate ao Fumo é comemorado hoje (29)


A data é uma oportunidade para reforçar os males que o fumo causa.

Safira Pinho / Imirante Imperatriz*

29/08/2013 às 07h35 - Atualizado em 29/08/2013 às 14h30


Divulgação
Dia Mundial de Combate ao fumo.

IMPERATRIZ- Hoje, 29 de agosto, é o Dia Mundial de Combate ao Fumo. Uma data é um lembrete ao mal que mata cerca de cinco milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, 200 mil brasileiros morrem por ano com doenças decorrentes do tabagismo.
A Lei Federal nº. 7.488, constituída em 1986, objetiva conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos de alguns tipos de doenças relacionadas ao tabaco. É o mesmo propósito do dia 31 de maio, conhecido como “Dia Mundial sem o Tabaco”, que movimenta todo o país na luta contra o vício.
Embora fumar seja uma prática “permitida”, o consumo de tabaco no Brasil vem caindo durante os últimos anos. No início dos anos 90, 35% da população brasileira com mais de 15 anos era fumante. Já em 2007 a porcentagem de fumantes caiu para 16%, segundo dados do Ministério da Saúde.
O radioterapeuta, Ricardo Nakamura, ressalta que além da saúde humana, o tabaco também afeta o meio ambiente. “Na saúde são vários os tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e dentre 50 outras relacionadas ao tabaco. Mas, ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente como o desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios, a poluição do ar, das ruas e das águas”.
As pessoas começam a fumar por muitas razões e sem saber são vítimas da dependência que a nicotina cria, o que torna parar de fumar mais difícil por suas implicações físicas e psicológicas.
 
fontewwwimirante.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN