O GOOGLE HOMENAGEIA O COMPOSITOR CLAUDE DEBUSSY-COM IMAGEM DE PARIS E MUSICA CLASSICA

 

Claude Debussy é homenageado em Doodle do Google com música clássica

 
Claude Debussy, compositor francês, é o homenageado no Doodle animado do Google desta quinta-feira (22). Nascido em 22 de agosto de 1862, o artista é considerado um dos grandes nomes da música clássica no século XX. Na animação na página de buscas, um veículo se locomove por um cenário que representa a cidade de Paris bem tradicional, iluminada, em uma bela noite. No fundo musical, acordes de piano de “Clair de Lune”.
Erwin Schrödinger recebe homenagem em Doodle do Google sobre física, confira também.
Doodle do Google sobre Claude-Achille Debussy (Foto:Reprodução/Google)Doodle do Google sobre Claude Debussy (Foto:Reprodução/Google)

Esta é uma das músicas mais famosas do compositor, cujo nome significa “Luz da Lua”. O cenário do Doodle é romântico, como em boa parte das composições de Claude Debussy . Para fazer buscas sobre a vida do músico, basta clicar no ícone em forma de lupa no canto superior direito. Ao clicar no botão de play, toca uma versão original de "Clair de Lune".
Seu sistema harmônico e estrutura diferenciada das melodias o tornam um dos maiores nomes do Impressionismo musical. Seu trabalho é tratado como influenciador para diversos artistas de renome na época e conhecidos até hoje como Ravel, Béla Bartók e Heitor Villa-Lobos.
Claude Debussy é um dos maiores compositores da história (Foto: Reprodução/Last FM)Claude Debussy é um dos maiores compositores da história (Foto: Reprodução/Last FM)
Admitido para o Conservatório de Música em 1873, Claude Debussy dedicou sua vida à arte e, desde cedo, passou a ganhar um certo reconhecimento por ela. Em 1884, com 22 anos, recebeu, por exemplo, o Grande Prêmio de Roma de composição, mostrando que desde cedo mostrava possuir muito talento para a música.
Logo viajou para Moscou, onde interessou-se por Mussorgsky, que o influenciou muito, assim como o alemão Richard Wagner. Voltou à França em 1887 e viveu lá até falecer, em 25 de março de 1918.
Debussy tem diversos sucessos instrumentais (Foto: Reprodução/LastFM)Claude Debussy tem muitos sucessos instrumentais
(Foto: Reprodução/LastFM)
Claude Debussy teve três amores: Gabrielle Dupont, com quem viveu cerca de 10 anos e de quem se separou para se casar, em 1899, com Marie-Rosalie Texier. Quatro anos depois, se divorciou para casar-se com Emma Bardac, com quem teve uma filha, Claude-Emma Debussy.
A obra de Claude Debussy
Em termos de música, seu trabalho reúne a música orquestral, de câmara, para piano, vocal, Ópera e também balé. O mais interessante de sua carreira é justamente a polivalência. Claude Debussy não é visto como um artista de um determinado tipo de música, mas sim um compositor plural, que variava entre gêneros com muita facilidade, e por isso era único. As suas principais composições foram Prélude à l’après-midi d’un faune (1894), a ópera Pelléas et Mélisande (1902) e La Mer (1905), além da própria Clair de Lune, que foi utilizada no Doodle do Google.
Algumas versóes de "Clair de Lune" podem ser apreciadas em vídeos no YouTube.


FONTE WWWTECHTUDO.COM



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN