ALIMENTOS QUE AJUDAM A CURAR RESSACA

olia | 13/02/2013 15:14

Os alimentos que ajudam a curar a ressaca

Água de coco, couve-flor e chás são algumas opções para as pessoas que estão sofrendo com os excessos .

Rajaram R / Stock Xchng
Água de coco
Água de coco é muito boa para repor sais minerais perdidos com a desidratação
São Paulo – Assim como 1º de janeiro, a Quarta-feira de Cinzas pode ser considerada como um dos dias de maior ressaca do ano. Isso porque, durante o Carnaval, muita gente extrapola os limites do corpo e acaba sofrendo no fim do feriadão, devido a poucas horas de sono, muita agitação e álcool e guloseimas em excesso. “O nosso órgão mais prejudicado nessa hora é o fígado, mas o estômago e o intestino também ficam mais lentos”, afirma a nutricionista Vanessa Câmara.

Segundo ela, não há maneiras milagrosas de melhorar o organismo, mas a dieta adequada desempenha um papel importante nesse jogo. Como o fígado será o principal responsável pela desintoxicação, o ideal é consumir alimentos benéficos para o órgão e evitar comidas gordurosas, que dão ainda mais trabalho para serem digeridas, e sal e café, que desidratam e podem aumentar a concentração de toxinas no corpo.

Confira a seguir algumas comidas e bebidas que, junto com hábitos saudáveis e um cardápio equilibrado, são úteis nessa limpeza interna.
Água de coco
Durante os dias de folia, a hidratação costuma ser altamente prejudicada, e a falta de líquidos no organismo é uma das principais razões para a dor de cabeça típica da ressaca. Para repor os sais minerais perdidos (como o sódio e o potássio) e reorganizar o funcionamento do intestino, a água de coco é uma ótima opção, de acordo com a nutricionista Vanessa Câmara.
Couve-flor, brócolis, couve e mostarda
Ricos em vitaminas do complexo B, os alimentos chamados “brássicos”, como couve-flor, brócolis, couve e mostarda, são importantes na recuperação do funcionamento do fígado e do metabolismo celular. Por isso, devem ser adotados não só no desespero da ressaca, como na rotina habitual. Ao longo da semana, é válido consumir vegetais desse tipo pelo menos três vezes por semana. Para apagar o incêndio da bebedeira, comer duas vezes por dia é o suficiente, segundo Vanessa.
Sucos e chás
A nutricionista também indica sucos como coadjuvantes no combate à ressaca, por repor os líquidos corporais, auxiliar na digestão e na eliminação de toxinas. Entre as opções mencionadas pela especialista estão os sucos com maçã, laranja, aipo e cenoura, e os chás de macela, erva cidreira, salsaparrilha, erva-picão e hortelã. “Só não é aconselhável tomar o chá após a refeição, e sim no intervalo do lanche”, diz Vanessa, que indica o consumo no horário do lanche, para aproveitar os nutrientes com mais qualidade.

EXAME.ABRIL.COM.BR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN