PORQUE SE TROCA PRESENTES NO DIA DE NATAL?

Tradição : Troca de presentes de Natal

Dezembro chegou e o Natal tá quase batendo na nossa porta. Apesar de muitas gulouseimas natalinas, Natal também é época de troca de presentes. Mas afinal, de onde vem essa tradição?

Arvore de Natal - Presentes de Natal
Presentes de Natal
Sobre a tradicional  troca de presentes, existem duas versões sobre seu surgimento. A primeira, de fundo religioso, diz que o menino Jesus ao nascer foi visitado e presenteado pelos 3 Reis Magos, que trilharam o caminho da manjedoura seguindo a Estrela Guia. Ao trocar presentes as pessoas estariam repetindo a atitude dos reis.
A segunda versão teria surgido em Roma, durante o mês dezembro acontecia a festa da Saturnália, na qual os pagãos saiam às ruas para festejar o Deus Saturno, músicas, bebidas e sexo dominavam a festa, além disso as pessoa trocavam presentes como forma de se confraternizar. Quando a Igreja Católica escolheu o dia 25 de dezembro como a data oficial do nascimento de Jesus, a Saturnália foi terminantemente proibida, mas o costume da troca de presentes foi adotado pelo Cristianismo.
E por falar em troca de presentes no Natal, não tem como não falar do “amigo secreto” ou “amigo oculto”, que surgiu na Escandinávia em 1929, num momento onde as pessoas não tinha dinheiro suficiente para comprar presentes para todos, daí a idéia de reunir os nomes dos amigos em papeis picotados e  cada um retirar apenas um, guardando em segredo o nome do amigo retirado.
Explicações à parte, importante é ver o sorriso das pessoas que amamos e convivemos diariamente. Uma lembrancinha representa  mais que um presente valioso desde que seja sincero, vivenciar a troca é algo inesquecível, é apertar laços, é lembrar que o sentimento está vivo. Portanto pessoinhas, aproveitem as ofertas, enfrentem as filas e não deixem sob hipotese alguma de presentear os próximos.
WWWBRARIS.COM.BR
- See more at: http://www.braris.com/dicas/tradicao-de-onde-surgiu-troca-de-presentes-de-natal/#sthash.Qd4PZssl.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN