DE OLHO NA OBESIDADE INFANTIL

Como calcular IMC infantil

publicidade
O Índice de Massa Corporal (IMC) infantil é utilizado para avaliar se a criança ou adolescente está no peso ideal, podendo ser feito nas consultas com o pediatra ou em casa pelos pais.
O IMC infantil é uma relação entre o peso e a altura da criança entre os 2 e os 20 anos, que indica se o peso atual está acima, abaixo ou dentro do normal, ajudando a identificar desnutrição ou obesidade infantil.
Para calcular o IMC da criança basta dividir o peso atual da criança, em Kg, pela altura ao quadrado, em metros, como mostra a imagem da esquerda:
O exemplo acima mostra o cálculo do IMC de um menino de 10 anos, com 1,40 m de altura e 32 Kg de peso, resultando num valor de 16,3 Kg/m2. Porém, este valor ainda não determina o estado nutricional da criança.
Os valores de IMC na criança podem variar entre 12 e 35 Kg/m² e, ao contrário do adulto, devem ser introduzidos na tabela de IMC infantil, que relaciona a idade e sexo da criança com o valor do IMC.
Tabelas de IMC infantil por idade e sexo
O resultado da relação entre o IMC e a idade indica o percentil da criança, que varia de acordo com a sua fase de desenvolvimento.
Após obter o percentil da criança, deve-se utilizar a Classificação do IMC Infantil, para saber se a criança está dentro, ou não, do peso ideal para a sua idade.
Classificação do IMC Infantil
Categoria de PesoPercentil
Abaixo do pesoAbaixo do percentil 5
Peso idealEntre o percentil 5 e o 85
Excesso de pesoEntre o percentil 85 e o 95
ObesidadeAcima do percentil 95
Utilizando o exemplo do menino com 10 anos que possui um IMC de 16,3 Kg/m², seu percentil, de acordo com a tabela, é ligeiramente inferior a 50, que seria o ideal.
Caso a criança apresente um percentil inferior a 5 ou superior a 85 é importante consultar um nutricionista para fazer uma reeducação alimentar. Saiba como em: Segredos da alimentação saudável.
WWWTUASAUDE.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN