CHAS PARA AJUDAR NA NÃO RETENÇÃO DE LIQUIDOS

Infusões para tratar a retenção de líquidos

Infusões para tratar a retenção de líquidos
Já passou por isso alguma vez? Em uma manhã, vestimos uma roupa com tranquilidade, mas, na manhã seguinte, sofremos para fecharmos a calça. Será que engordamos? Não, isso se deve à retenção de líquido, um desequilíbrio do nosso corpo que nos provoca mal estar e inchaço nas pernas, tornozelos e no abdômen. Sintomas que podemos resolver com algumas infusões. Atente! 


Quais plantas medicinais podem ajudar a evitar a retenção de líquido?

A retenção de líquidos nos provoca mal estar e incômodo. Nos sentimos inchados e o que é pior, em frente ao espelho, nos passa a sensação de que engordamos. As razões pelas quais sofremos estes sintomas deve-se basicamente às alterações hormonais (tensão pré-menstrual, por exemplo), assim como aos efeitos de uma vida sedentária, ou a enfermidades associadas a problemas cardíacos, hepáticos, hipertensivos, ao efeito do estresse e, também, às contraindicações de várias medicamentos.

1. Infusão de Boldo

como-tomar-o-cha-de-boldo
Excelente opção para tomar, ao menos, duas vezes ao dia. As folhas do Boldo são perfeitas para amenizarem nossa retenção de líquido, graças à presença de um alcaloide isoquinolínico e outro conhecido como quinolizidina, que na realidade são tipos de óleos muito adequados que favorecem a boa circulação. Para nos beneficiarmos desta infusão, precisamos apenas de seis folhas em uma xícara de água fervendo, deixar repousar por cinco minutos e beber pouco a pouco no desjejum e depois da principal refeição.

2. Infusão de Dente de Leão

dente-de-leao
Uma planta altamente depurativa. O Dente de Leão é um excelente aliado para purificar, que podemos tomar tanto como infusão como em saladas. Nos permite eliminar líquidos, favorecer a correta circulação dos rins, purificando ainda mais o sangue. É uma planta maravilhosa. Podemos nos beneficiar dela tomando duas infusões ao dia, uma no café da manhã e outra à tarde. Não temos que colocar mais que algumas folhas ou flores dessa planta e deixar ferver. Depois, filtrar o conteúdo e beber pouco a pouco. Trará bons resultados.

3. Chá Verde

cha-verde
Excelente infusão purificadora que favorece a diurese. Com o chá verde o organismo não consegue apenas se purificar das toxinas acumuladas, mas também consegue reduzir as inflamações e eliminar os líquidos retidos. É muito benéfica! Podemos tomar três xícaras ao dia. Já se sabe que o Chá Verde é fácil de se encontrar, e é melhor adoçá-lo com mel que com açúcar normal, é mais saudável.

4. Cavalinha

cavalinha
Já conhece os grandes benefícios da Cavalinha? Pode ser encontrada em lojas naturais e até em farmácias. É uma planta com abundantes sais minerais, especialmente o silício, potássio e magnésio. Além de diurética, purificadora e desintoxicante, é remineralizante, adstringente e anti diarreica. Como perder a oportunidade de nos beneficiarmos dela? Seria ideal tomarmos duas vezes ao dia, podendo equivaler a uma colher em uma taça de água. Se misturada com anís ou menta, terá melhor sabor. Permita que repouse por cinco minutos antes de tomá-la. Se o consumo for constante, notará a melhoria que pode apresentar a infusão de Cavalinha.

5. Infusão de Bétula

infusao-de-erva-cidreira
As folhas desta árvore são ricas em sais potássicos, ideais para favorecer uma ação diurética mais afetiva em nosso organismo, eliminando assim a sensação de mal estar e a retenção de líquidos.
Gostaria de experimentar? Não tem mais que procurá-la em uma loja de produtos naturais, ela é muito conhecida e oferece grandes resultados, perfeita também para curar possíveis infecções urinárias. Pode-se tomar entre uma ou duas xícaras ao dia. Ponha o equivalente a uma colher para ferver em uma xícara de agua e deixe que repouse por cinco minutos. Pode-se tomar uma xícara no café da manhã e outra à tarde. É uma infusão que nos cai muito bem, digestiva e tem um sabor muito agradável. Não deixe de prová-la.

Recomendações gerais para evitar a retenção de líquidos

caminhar-emagrecer
Para evitar a retenção de líquidos, terá que seguir uma alimentação com baixo teor de sódio, portanto, é necessário que elimine o consumo de sal nas refeições.
Podemos temperar nossos pratos com outras plantas aromáticas, ou com vinagre, limão, alho ou cebola.
Seria ideal se nos forçarmos um pouco a seguir uma dieta rica em verduras, hortaliças como abóboras, tomates, aspargos e alcachofras…. Coma bananas, legumes e os hidratos de carbono complexos (massa, arroz), pois são muito ricos em potássio…
Beba ao menos dois litros de água ao dia – se quiser, acrescente um pouco de suco de limão e assim o sabor ficará muito mais agradável. E não esqueça de fazer algum exercício físico durante o dia. Por uma hora basta: uma caminhada, um passeio de bicicleta. Fará muito bem para a sua saúde em geral.

MELHORCOMSAUDE.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN