TABAGISMO-HOJE É DIA DE DEIXAR DE FUMAR


Dia Nacional de Combate ao Fumo
Houve um tempo em que o cigarro era considerado símbolo de status, de personalidade, de glamour. Atualmente, porém, os diversos malefícios que o tabaco causa à saúde foram responsáveis pela queda desse mito.
Hoje, 29 de Agosto, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 para motivar campanhas de prevenção e concientização sobre os males do cigarro. Importantes esforços anti-tabagistas se multiplicaram ao longo desses anos, notadamente a Lei Estadual nº 13.541 que proíbe o fumo em qualquer local público de São Paulo. Essa lei nasceu em 2009 e se tornou modelo para ações semelhantes em diversos estados do Brasil. Isso não aconteceu por acaso, afinal, o cigarro é causador dedoenças, como bronquite crônica, enfisema pulmonar e câncer. Não só para o fumante, mas também para pessoas que convivem com ele. No final de um dia, aqueles que dividem o mesmo espaço com fumantes podem ter respirado o equivalente a dez cigarros.
A boa notícia é que esse quadro de risco à saúde é perfeitamente reversível. Ao abandonar o vício do cigarro, o ex-fumante pode recuperar a eficiência de seu sistema circulatório rapidamente, melhorando também sua respiração, paladar e olfato, em poucos dias. Porém, é importante ressaltar que o risco de contrair uma doença coronariana ou câncer só é normalizado em 10 ou 15 anos.
O Hospital 9 de Julho apoia essa campanha. Na seção Sua Saúde deste blog, publicamos informações importantes para ajudar quem deseja abandonar definitivamente a dependência do cigarro, para voltar a levar uma vida mais saudável.
O tabagismo não deixa ninguém ir muito longe. Tome a atitude correta, vença essa barreira. Quando você para de fumar, sua saúde melhora. Cuide dela, pois esta é a melhor forma de conquistar uma qualidade de vida melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN