CONGELADOS- O QUE COMER E O QUE EVITAR


Congelados: o que comer e o que evitar para não comprometer a DIETA
Para quem não sabe, o objetivo da técnica de congelar é o de, justamente, poder manter as características mais naturais possíveis do alimento, sendo a baixa temperatura imprescindível e fundamental para prolongar as boas condições daquele alimento.
Vale ressaltar que já existem muitas marcas investindo nesse segmento, justamente, por levar em consideração a falta de tempo na vida moderna, e o melhor, é que muitas investem em comidas lights, voltadas para quem não quer deixar de lado a saúde e nem o sabor.
Mas, claro, ideal seria mesmo poder separar um dia para, você mesmo, preparar diversos tipos de pratos e congelá-los.
preparando congelados
Ok, os alimentos congelados são uma boa opção para manter uma dieta saudável, mas alguns cuidados são fundamentais para que o procedimento atinja sua eficácia ou não comprometa sua saúde.
A maior dica é que não devem ser congelados alimentos que não estejam frescos suficientemente, para poder preservar melhor sua qualidade, tanto em termos de nutrientes de composição desse alimento quanto em termos microbiológicos, garantindo sua segurança alimentar.
Resumindo, o alimento necessita de condições ideais para ter uma vida mais longa em baixa temperatura para que, ao ser descongelado, preserve as mesmas qualidades.
Você mesmo vai congelar sua comida? Então, preste atenção, a dica é congelar um prato pronto e aplicar a técnica do choque térmico, ou seja, assim que finalizar a preparação do alimento, o mesmo deve ser levado para uma baixa temperatura, para que as moléculas de água do alimento não se separem das demais moléculas.
Isso sem falar que até o processo de descongelar torna-se mais eficiente e mais próximo de suas condições iniciais, ou seja, com o mesmo sabor, tal como se tivesse sido preparado naquele momento, sem contar que é mais seguro dessa forma.

O QUE COMER

Comida congelada
Ok, nada se compara com um alimento fresco, mas a gente sabe que nem sempre é possível preparar uma refeição saudável a partir de alimentos frescos, por isso, vale avaliar quais os pratos que mais beneficiam o organismo.
Então, por isso, se for usar alimentos congelados, escolha aqueles que possuem uma lista pequena de componentes, pois ele terá menos conservantes e produtos químicos.
Por exemplo, em uma latinha de ervilha, vem apenas ervilhas, mas numa caixa de lasanha há muitos outros ingredientes. Portanto, aposte em vegetais, que são fáceis de cozinhar, e em outros alimentos naturais.
Outra boa opção para quem vai comprar congelados é investir em frutas, caso não possa adquiri-las frescas, pois elas costumam vir com boa qualidade e são práticas para o dia a dia, além de fornecerem várias vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo.
Outra dica, para quem está de dieta, é apelar para frutos do mar sem molho, como camarão ou salmão, pois são itens que também poder ser acrescentados à dieta.

O QUE EVITAR

Comida congelada
Por outro lado, quem está de dieta deve evitar congelados que contenham molho branco e bolonhesa, pois é, infelizmente, mas é que, geralmente, eles contêm açúcar, sendo, portanto, verdadeiras bombas calóricas.
Também evite com todas as suas forças as carnes vermelhas e frutos do mar pré-temperados, que são ricos em sódio, assim como dos empanados de frango e dos filetes de peixe.
E claro, se o seu objetivo é manter a boa forma, deve evitar também alimentos como pizza e sucos com polpa de frutas, pois também possuem grandes quantidades de açúcar.
O congelamento de alimentos reduz desperdícios, gera conforto e economia de tempo. Conheça a maneira correta de se congelar diversos tipos de alimentos e facilite seu dia a dia.
Então, decidiu que você mesmo quer congelar seus alimentos? Ótimo, boa ideia, então, preste atenção nessas dicas, do site Nippo Brasil, de como congelar os alimentos sem perder seus nutrientes:
alimentos
  1. Utilize sempre alimentos frescos.
  2. Faça a higiene correta dos alimentos antes de prepará-los ou congelá-los.
  3. Congele-os utilizando a técnica de congelamento rápido, assim que finalizar qualquer processo (o preparo de uma receita, por exemplo).
  4. Utilize utensílios e embalagens adequadas e bem limpas para menor risco de contaminação e, em caso de líquidos, para congelar, opte por frascos esterilizados.
  5. Guarde em porções, conforme o número necessário para o descongelamento. Por exemplo, uma porção para duas pessoas pode ser descongelada e totalmente utilizada para não haver perda ou sobras.
  6. Nunca deixe o alimento exposto ao frio, é fundamental protegê-lo com filme próprio ou tampa, sem deixar grande camada de ar entre o produto e a tampa ou o filme, para não ocorrer a cristalização, formação de gelo. A retirada do ar contido na embalagem é ideal, mas, se não houver o sistema a vácuo, cubra a embalagem o mais próximo possível do alimento.
  7. Não esqueça de identificar e datar o alimento antes de congelá-lo, isso é fundamental para seu controle e sua segurança.
  8. Observe sempre a temperatura do aparelho de conservação.
  9. Nunca congele alimentos ou preparações que já foram reaquecidas ou reutilizadas, nem aqueles que estejam na geladeira por um período duvidoso.
  10. Após descongelar o alimento, ele não deve ser recongelado, devido à perda de suas características gerais de qualidade e alteração de sua validade.

WWWSITEDEBELEZAEMODA.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN