MICROCEFALIA- ORIENTAÇÕES ÀS GESTANTES

MICROCEFALIA – ORIENTAÇÕES ÀS GESTANTES

Mariana Fusco Varella (com informações do Ministério da Saúde)
A região Nordeste, em especial o estado de Pernambuco, vive um aumento no número de casos de microcefalia, uma má-formação congênita em que o cérebro não se desenvolve de modo adequado. Os bebês com essa condição nascem com o perímetro cefálico menor que o normal, que em geral é superior a 33 cm. Por isso,, o Ministério da Saúde lançou as seguintes orientações às gestantes:
1 -Acompanhe sua gestação com um médico, por meio de consultas pré-natal, e realize todos os exames recomendados por ele;
2 – Não consuma bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de drogas;
3 – Não utilize medicamentos sem a orientação médica;
4 – Evite contato com pessoas com febre, exantemas ou infecções;
5 – Adote medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doenças, com a eliminação de criadouros (retire recipientes que tenham água parada e cubra adequadamente locais de armazenamento de água);
6 – Proteja-se de mosquitos seguindo estas medidas: mantenha portas e janelas fechadas ou teladas;  use calça e camisa de manga comprida; e utilize repelentes indicados para gestantes;
Até que se esclareçam as causas do aumento da incidência dos casos de microcefalia, as mulheres que moram na região e planejam engravidar devem conversar com a equipe de saúde de sua confiança. Nessa consulta, devem avaliar as informações e riscos da gravidez para tomar sua decisão.
Não há uma recomendação do Ministério da Saúde para evitar a gravidez. As informações estão sendo divulgadas conforme o andamento das investigações. A decisão de uma gestação é individual e cabe a cada mulher e sua família.
O Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde, continuará recebendo as ocorrências, dando apoio técnico e mantendo ativo o COES (Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública), para o estudo, a investigação e a definição do agente causador do aumento da ocorrência de microcefalia.
O boletim epidemiológico sobre os casos de microcefalia no país será divulgado na próxima terça-feira (17/11), com coletiva de imprensa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN