NÃO PEÇA DESCULPA,BANQUE SUAS ATITUDES. MELHORE.

Não peça desculpas, mude as suas atitudes. Desça de cima do muro, tome uma atitude e saiba aguardar as consequências. Vamos parar de usar desculpas e começar a dar mais cliques aqui no mundo real. Um convite para repensar nossos pedidos de desculpas e quando devemos mesmos usar as nossas desculpas.

Desculpa2!!.gif
Vou listar alguns pedidos de desculpas que deveriam ser extintos de nosso vocabulário e principalmente de nosso cotidiano. Se você, assim como eu, vive se desculpando pelos atos, pelos seus deslizes, seus e dos outros está na hora de repensar e bancar pelas suas atitudes ao invés de desculpá-las.
Pedir desculpas é um gesto de caráter que indica também o quanto somos reconhecedores de nossas falhas. Entretanto, quantas vezes acabamos por nos desculpar sem termos culpa? Vamos eliminar do nosso repertório a palavra culpa, ela não nos leva a lugar algum e, tantas outras vezes, a colocamos como empecilho para, de fato, mudarmos de posição e começarmos a agir de forma diferente. Vou trazer algumas desculpas que devemos banir, a fim de nos tornar miais leves, conscientes e sensatos.
Nunca peça desculpas pelos sentimentos que nutre por alguém, sejam eles bons ou ruins. Vivemos em uma sociedade que dita que é feio sentirmos algo negativo em relação a alguém, afinal não está escrito em lugar algum que devemos gostar de todo mundo. Temos todo o direito de não irmos com a cara de alguém, o que não nos impede de termos respeito por elas, agora, carinho e intimidade é outra história. Nunca peça desculpas por amar alguém, principalmente se está pessoa não corresponde da mesma forma, se o relacionamento terminou ou se está pessoa já partiu. Afinal, as pessoas continuam existindo dentro da gente, mesmo que já não façam parte do nosso cotidiano. Temos todo o direito de amar quem quisermos, somos livres para nutrir carinho pelas pessoas que são importantes para gente. Tenho meus mortos, meus desamores e outras pessoas das quais perdi de vista, mas que tem um espaço cativo no meu mundo interno. Deixar um espaço dentro da nossa alma para quem amamos é uma atitude que enobrece e traz serenidade.
Pare de pedir desculpas por não estar a fim, por não querer ir e pare de temer a palavra não. Desenvolva autor respeito por si mesmo, se não quer ir, não vá. Se não pode, deixe para lá. Tentar ficar agradando todo mundo o tempo apenas para evitar conflitos, uma hora irá acabar lhe prejudicando. A arte de não dizer não somado, a mania de ficar engolindo sapos a fim de evitar confusões, acaba uma hora ou outra respingando na gente mesmo. Seja em uma dor de barriga, crises de ansiedade, etc. Dizer não é uma arte, e não desculpar-se por isso, libertador. Não somos obrigados a aceitar todos os convites, compartilhar todas as atualidades, se inteirar de tudo o que acontece ao mundo ao redor, nem mesmo, sermos legais o tempo todo. Grandes líderes têm a habilidade de dizer não, delimitar seus próprios limites e respeitar suas capacidades. Quando aprendermos isso, deixaremos o nosso eu interior mais feliz, nos valorizando primeiro, depois os outros.
Pare de dizer desculpas por seguir seus sonhos e os seus instintos. Isso independe de tempo, idade ou circunstâncias. Os sonhos são o combustível para que continuemos vivos. Eles nos moldam, imprimem a nossa identidade e nos dão a sensação da posteridade. Por isso sonhe mais, com isso arrisque mais e ponha mais emoção no seu cotidiano. Os sonhos são uma ponte para a realização de desejos, projetos que ficam tantas vezes perdidos dentro de nossas gavetas. Deixamos para lá a viagem para Paris, aprender um novo idioma, cultivar amizades e tantas outras coisas que soam até ridículas perante a correria do dia a dia. Permita sonhar e permita-se concretizar os seus sonhos assim que possível. Mas estabeleça pequenas metas para que os sonhos possam ir acontecendo aos poucos, já que esperar demais também pode gerar frustração.
Tirar um tempo para si não deve ser sinal de fraqueza ou motivo para pedir desculpas. Ter tempo para parar, refletir, meditar ou simplesmente para fazer nada, é fundamental para manter uma mente saudável e a saúde em dia. Levar-nos para passear pela cidade, praticar um esporte, dançar sem motivo, ler um livro, ver novela, ou seja, o que for. Inaugure um dia para você ,uma vez por semana, se não der para ser assim, seja pelo menos, umas horinhas por semana. Leve seus instintos para passear de vez em quando, não deixe de tirar da bolsa a culpa o ressentimento por estar se dando de presente uma pausa das insanidades cotidianas.
Pratique o ato de dizer a verdade, sendo honesto com os outros, seremos menos tentados a mentir para nós mesmos. Não sou a favor de dizer a verdade o tempo todo, doa a quem doer, sem prestar atenção nas consequências. Mas, cultive o hábito de dizer a verdade, principalmente quanto aos seus sentimentos. Isso vai nos levar a entrar menos em relacionamentos tóxicos ou simplesmente por comodismo. Pratique o ato de poder ser honesto com quem convive e também com desconhecidos. Poder dizer a verdade levando em conta os hábitos de gentiliza, veem com a pratica. Pessoas fortes dizem a verdade, praticam a honestidade ao invés de ficar em cima do muro omitindo verdades.
Pare de pedir desculpas por demorar em responder. Hoje em dia se fala muito em visualizar mensagens e não responder. Como se fossemos obrigados a emitir respostas automáticas toda vez que nos pedem ou perguntam algo. Ora, não somos robôs e nem estamos sendo ensaiados para termos tudo na ponta da língua. Algumas perguntas requerem tempo, às vezes, é preciso correr atrás das informações que nos pedem e em tantas outras situações pode não haver respostas. Feio é dizer tudo o que se pensa apenas para que o outro fique com uma resposta. Bonito é poder admitir que não se sabe tudo e nem temos a obrigação de saber. A vida não é uma emergência, logo podemos responder no nosso tempo e da forma como acharmos adequado. Pare de pedir desculpas pelas expectativas que depositamos nas coisas, nos outro e em si mesmo. Afinal, se vivêssemos sem expectativas, ficaríamos sem ambições e não esperaríamos mais nada. Criar expectativas é sinal que nos importamos, temos esperança e queremos algo melhor. Elas são pequenas doses dos desejos embutidos que temos em relação a tudo que se passa ao nosso redor. Alimentamos grandes expectativas e quem não alimenta, com certeza deve ter uma alma pobre e suscetível a ser comandos pelas expectativas dos outros. É preciso cultivar expectativas a fim de que possamos alimentar desejos que as coisas evoluam, amadureçam e mudem. Sem expectativas, estamos praticamente acertando as contas e desistindo de viver.
Pare de se desculpar pelos seus gostos, manias e hábitos. Todo mundo tem o direito de gostar do que quiser. Hoje em dia parece que temos que fazer parte de algo o tempo todo. Assim mesmo que não se curta certas coisas, fingimos que sim para não nos sentirmos de fora. Eu admito que gostar de Paulo Coelho, adorar macarrão com feijão, ser apaixonada por novela, apreciar música brega e chorar vendo filmes tipo sessão de tarde. Parece que temos que gostar do que todo mundo gosta, assim acabamos por formar um exército de um homem só. Se começarmos a defender os nossos gostos sejam eles estranhos, fora de moda ou antiquados seremos mais autênticos e mais donos de nós mesmos.
O que nos torna inéditos é o fato de termos imperfeições. Somos imperfeitos, temos defeitos e damos defeito. Uma hora ou outra saímos da linha, damos chilique, entramos em crise e por vezes mostramos o nosso pior ladoO. O que a gente esquece é que o que pode soar como uma imperfeição quase incorrigível para nós mesmos pode vir a despertar a paixão no outro Assim, pare de pedir desculpas por suas imperfeições. Aceite o seu lado imperfeito, assim se torne mais humano e menos artificial.
Não peça desculpas por terminar relacionamentos tóxicos. Sejam eles de amizade, de parceria, de namoro casamento ou o tipo que for. Pessoas toxicas sugam energias nos impedem de sermos completos e felizes. Relações tóxicas retiram toda a positividade contida dentro da alma, esvaziam nossos sonhos, emagrecem nossas expectativas e descolorem nossos sonhos. É um ato louvável por um ponto final em uma relação que ao invés de somar, nos subtraí. Que ao invés de nos compreender, nos anula. Ao invés de nos satisfazer, nos destrói. Sair de elações toxicas deveriam estar na lista de prioridades para quem quer ter saúde mental, física e espiritual. Nos libertar de pessoas de almas anoréxicas, mentes insanas e egos inflados é um ato heroico. Perecer e continuar é burrice. Por fim, reserve seus pedidos desculpas quando eles realmente fizerem sentido. Senão a gente acaba por banalizar o perdão, acabamos por perder a razão. Pedir desculpas é um ato nobre que deve ser empregado quando realmente tivermos cometido um erro, de resto não se desculpe, repense suas atitudes.


© obvious: http://obviousmag.org/carpinteiros_do_universo/2015/nao-peca-desculpas-banque-suas-atitudes.html#ixzz3viQf74Z8 
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN