GRAVIDEZ- NÃO PERCA OS EXAMES

Exames na gravidez

Compartilhar no Facebook
publicidade
Os exames na gravidez devem ser feitos sempre que o médico obstetra requisitar, durante o pré-natal, para garantir a saúde da mãe e do bebê.
Os exames que devem ser realizados durante a gravidez são os de sangue e as ultrassonografias, mas existem outros que podem ser solicitados em situações especiais, como a amniocentese ou a biópsia do vilo corial por exemplo.
Os exames que devem ser realizados pela grávida no pré-natal, em cada fase da gestação estão listados a seguir, separados por trimestre.

Exames na gravidez no primeiro trimestre

Exames indicados para todas as grávidas:
Hemograma completoServe para verificar se há infecção ou anemia. É feito através de uma amostra de sangue.
Tipo sanguíneoImportante para diagnosticar e prevenir casos de incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o bebê.
Ultrassom do primeiro trimestreServe para confirmar a gravidez, o tempo de gestação, frequência cardíaca, desenvolvimento do bebê, medida da translucência nucal e se são gêmeos.
VDRLServe para verificar se há sífilis, uma doença sexualmente transmissível, que se não for devidamente tratada pode levar a malformação do bebê ou aborto.
HIVServe para identificar o vírus HIV que provoca a AIDS. Se a mãe for devidamente tratada, as chances do bebê ser contaminar são baixas.
Hepatite B e CServe para diagnosticar as hepatites B e C. Se a mãe receber o devido tratamento evita que o bebê seja contaminado com estes vírus.
ToxoplasmoseServe para verificar se a mãe já teve contato com o protozoário Toxoplasma gondi, o qual pode causar malformação no bebê.
RubéolaServe para diagnosticar se a mãe possui rubéola, pois esta doença pode provocar malformação nos olhos, coração ou cérebro do bebê; aborto ou parto prematuro.
CitomegalovírusServe para diagnosticar a infecção pelo citomegalovírus, que quando não é devidamente tratada pode causar restrição de crescimento, microcefalia, icterícia ou surdez congênita no bebê.
Urina e uroculturaServe para diagnosticar a infecção urinária, que quando não é devidamente tratada pode levar ao parto prematuro.
PapanicolauServe para avaliar infecções ou inflamações vaginais e a presença de células neoplásias do colo do útero
Translucência nucalServe para ajudar na detecção de síndromes genéticas.
GlicoseServe para diagnosticar ou acompanhar o tratamento da diabetes gestacional.
 TSH, T3 e T4Serve para avaliar o funcionamento da tireóide, pois o hipertireoidismo pode levar ao aborto.
Exame de fezesÉ indicado para todas as mulheres para diagnosticar a presença de vermes que podem causar anemia.

Exames para grávidas com mais de 35 anos de idade:
COMBS indiretoÉ indicado para mulheres que possuem fator Rh negativo no sangue.
Perfil bioquímico fetalServe para ajudar no diagnóstico de doenças genéticas no bebê. Não é um exame rotineiro. Tem suas indicaçoes avaliadas pelo obstetra.
CariótipoÉ indicado quando os exames de translucência nucal ouultrassom morfológico mostram alguma alteração. Também serve para diagnosticar doenças genéticas.
Biopsia do vilo corialAjuda a detectar a síndrome de Down ou outras doenças genéticas.
Uréia, ácido úrico e creatininaÉ indicado para mulheres com histórico de doença renal.
Enzimas hepáticasÉ indicado para mulheres com histórico de doenças do fígado.
Ecocardiograma fetal e eletrocardiogramaAvalia o funcionamento do coração do bebê. É indicado quando já foi detectada alguma alteração cardíaca no bebê.
MAPA
É indicado para mulheres hipertensas para verificar o risco de pré eclampsia.
AmniocenteseServe para detectar doenças genéticas como a síndrome de Down e infecções como toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus
CordocenteseTambém conhecido como amostra de sangue fetal este exame serve para detectar alguma deficiência cromossômica no bebê ou suspeita de contaminação por rubéola e toxoplasmose tardia na gravidez
Beta gonadotrofina cariônica humanaAjuda no diagnóstico da síndrome de Down
PAPP A proteína plasmática associadaAjuda no diagnóstico da síndrome de Down

 

Exames na gravidez no segundo trimestre

UltrassomAvalia o desenvolvimento físico do bebê (coração, rins, bexiga, estômago), a quantidade e a qualidade do líquido amniótico, o sexo do bebê e algumas síndromes.
Urina e urocultura​Serve para diagnosticar a infecção urinária, que quando não é devidamente tratada pode levar ao parto prematuro.
TOTGTeste oral de tolerância a glicose, o qual avalia a glicemia após o destrozol oral.
VDRLServe para verificar se há sífilis, uma doença sexualmente transmissível, que se não for devidamente tratada pode levar a malformação do bebê ou aborto

Exames na gravidez no terceiro trimestre
UltrassomVerifica como está o líquido aminótico, a placenta, e o desenvolvimento do bebê.
Urina e uroculturaServe para diagnosticar a infecção urinária, que quando não é devidamente tratada pode levar ao parto prematuro.
CardiotocografiaServe para avaliar a função cardíaca do bebê.
Pesquisa da bactéria estreptococo B na secreção vaginalServe para avaliar infecções vaginais que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê ou provocar o parto prematuro.
Ultrassom 3D ou 4DPermite visualizar melhor o bebê, em tempo real.
Perfil biofísico fetalAvalia o líquido amniótico, movimentos físicos e respiratórios do bebê, e a frequência cardíaca do bebê.
O médico poderá indicar ainda a repetição de exames como uréia, creatinina e ácido úrico, enzimas hepáticas, ecografia, eletrocardiograma e MAPA.
De acordo com a necessidade de cada gestante, além destes exames o obstetra poderá ainda solicitar outros para avaliar a saúde da mãe durante a gravidez.
wwwtuasaude.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN